Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 13 de março de 2018

GELÉIA DE MAÇONS MADUROS

GELÉIA DE MAÇONS MADUROS

Meus irmãos todos,

Nós maçons somos como frutas. Quando começamos a ocupar cargos somos como frutas viçosas, damos esperança de uma boa colheita. Mas, com o tempo, entramos na maldita rotina, comandada pelo ritual, que foi feito para o MAÇOM e não o MAÇOM para o ritual. E, então os resultados estabilizam em determinado patamar.

SEMPRE FOI FEITO ASSIM. Este patamar é mortal!

É quando dizemos que amadurecemos.

Deste momento ou percepção em diante, algo terrível começa a acontecer, estagnamos, ou como as frutas, começamos a ficar passados.

Lembramos de nossa infância, na qual fomos educados a não desperdiçar comida. E a comer o que tínhamos. E quando elas, as frutas, ficavam passadas, minha avó ou minha mãe faziam geléia ou compota. Os irmãos também lembram em suas casas, não é mesmo?

Adicionava açúcar, um volume de água, no olho, e levava a mistura ao fogo. Após um bom tempo a evaporar, ficava pronto e livre de qualquer impureza e era, então, guardada em potes esterilizados.

Desta forma, as frutas ganhavam novas vida, "O NOVO PATAMAR", podendo continuar servindo como alimento por um bom tempo.

O que nós MAÇONS, temos com isso?

Simples, que sem açúcar e longa exposição ao fogo, a geléia não dá o tal ponto.

Se pensarmos, em termos de MAÇONARIA esta experiência caseira e materna que todos temos, e colocarmos para reflexão em nosso ambiente MAÇÔNICO tal ensinamento, podemos aproveitar e sugerir aos irmãos todos, que para os MAÇONS maduros ou viciados é necessário:

Dar a eles, um tratamento respeitoso e com consideração, um boa dose de açúcar, (atualização do conhecimento), depois submetê-los ao bom fogo. O fogo da RECICLAGEM, AMPLIAÇÃO DE HORIZONTES e MELHORIA CULTURAL. E também uma avaliação de desempenho e de um FEEDBACK constante, dos novos desafios sociais que se apresentam e de exposição à mudança de comportamento ou seja às novas e necessárias Aprendizagens. NOVOS SABERES.

Há necessidade de que todos possam enxergar as várias situações de outros pontos de vistas para mudar a forma de pensar a respeito delas e inovar para avançar. A rotina e o hábito de MAÇONS bitolados, dogmáticos, os fazem perder a consciência de CONSTRUTOR SOCIAL.

A MAÇONARIA FOI FEITA PARA O MAÇOM.

Meus Irmãos Todos, uma porção de mudança, por menor que seja - dá uma sacudida na poeira mental, e assim renovamos as perspectivas de nossa MAÇONARIA.

Trocar o prego, já é avançar.

Sem os devidos, necessários e constantes cuidados para com os nossos conhecimentos, vamos perder o MAÇOM. Não o deixemos ficar passado, pois, segundo minha mãe e avó, frutas maduras dão dor de barriga e, se ficarem passadas, só servem como adubo e nada mais.

Não deixemos que isso, aconteça em nossas LOJAS, meus irmãos.

RECICLE, INOVE e AVANCE.

Só assim , a MAÇONARIA terá futuro, caso contrário, não vamos conseguir fazer geléia.

Pensemos nisso, meus irmãos.

Fraternalmente,

Irmão Edgar Becker, de Espumoso-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário