Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 30 de março de 2018

VIRTUDE OU VÍCIO

VIRTUDE OU VÍCIO
Justiça é uma constante e perpétua vontade de viver honestamente, não prejudicar a outrem e dar a cada um o que lhe pertence (Justiniano, Imperador Bizantino – 483/565 d.C.).
Levantam-se templos à virtude e cavam-se masmorras ao vício!

Temos realmente uma responsabilidade muito grande ao sermos Maçons. Levantar templos à Virtude significa preservar os bons costumes, manter a liberdade a todo custo, sermos sempre iguais em todos os momentos e viver a fraternidade no dia-a-dia.

A virtude e o vício estão ao alcance de qualquer ser humano. Aqui, dentro da Maçonaria, somos colocados de frente com os vícios e com as virtudes.

No mundo profano, dificilmente temos essa oportunidade. E já que essa chance nos apareceu hoje, procuremos então estudá-la.

Devemos estar sempre unidos e compartilharmos todos os momentos de nossas vidas com nossos Irmãos. Temos vários vícios, essa é uma verdade!

Analisando, assim, reconheçamos que temos de conviver com os vícios dos Irmãos! É um tolerando o outro, pelo menos até que haja uma disposição interior de cada Irmão para se dominar e superar esse ou aquele vício.

O que dizer de um Irmão que tenha o vício da vaidade? Digo que a vaidade nos move a fazer as coisas somente para aparecermos. 

A vaidade é o alicerce de todo egoísta. Ele quer ser sempre o centro das atenções, quer todas as honras para si próprio.

E do Irmão que tenha falsidade? Que a falsidade é a ponta de um iceberg, que é a mentira. No fundo, toda pessoa falsa é uma mentirosa. Mente para si e para os outros. Nunca podemos confiar em uma pessoa falsa.

O que podemos falar de um Irmão que tenha inveja? É uma pessoa desestruturada, fracassada ou até mesmo desestimulada. Essa pessoa deseja obter tudo que os outros conseguem, mas quer realizar tal desejo sem esforço algum. Tudo que os outros fazem dá por mal-empregado. Quando vê alguém se saindo bem, deseja o mal e que o outro também sinta o que ele já sentiu, ou seja, o gosto do fracasso.

O que dizer de um rancoroso? É uma pessoa má. Não se perdoa e não perdoa a ninguém. Por ser muito exigente, não aceita que os outros possam errar, principalmente se errar contra ele. É muito difícil conviver com uma pessoa assim, pois temos a preocupação de estarmos sempre como que “pisando em ovos”. Com certeza, seremos seu próximo inimigo se tivermos qualquer deslize de atitude com essa pessoa, engordando assim sua longa lista de inimizades.

E um Irmão que é crítico? O crítico sempre tenta comparar as pessoas. Procura constantemente falha nas atitudes dos outros. É incapaz de ajudar a solucionar um problema sequer. Jamais soma esforços com os irmãos, mas está sempre pronto a atirar farpas para destruir qualquer iniciativa que venha a surgir de qualquer irmão que seja.

Podemos analisar também o tagarela. Esse não é confiável. Temos sempre a preocupação com o que passa em sua cabeça, pois tudo o que ele venha a saber será logo levado como notícia a todos que encontrar. Sua língua não cabe em sua boca. Por ser assim, sempre evitamos discutir assunto sigiloso em sua presença.

Esses são alguns vícios que temos, eu e vocês!

Passemos a analisar as virtudes. Sabemos também que temos várias virtudes e, portanto, devemos preservá-las, custe o que custar.

O que dizer de um Irmão que seja humilde? Esse é um obreiro sereno e pacato. Reconhece o seu lugar e não complica o bom andamento da vida dos companheiros.

O humilde sempre cabe em qualquer lugar, aceita a todos como são e busca em qualquer ocasião estar em sintonia com todos os que o rodeiam.

Quem dera se cada um de nós fosse humilde. Certamente teríamos poucos problemas e atritos em nossas vidas e também dentro de nossas Lojas.

O que podemos dizer de um Irmão autêntico? É um companheiro fiel em quem podemos confiar, visto que o autêntico não se esforça para dizer a verdade.

Tem sempre uma amizade sincera e notadamente será destacado como um ótimo companheiro por ser leal.

O que dizer de um Irmão que tenha a mansidão? A mansidão é um dom da serenidade com a qual temos a tranqüilidade para resolver os problemas existentes. Esse irmão não se deixa abalar pelas adversidades. Ele será sempre um conciliador e um amigo fácil de se conviver.

E o Irmão que possui a sabedoria? A sabedoria, juntamente com uma boa dose de mansidão, falará o que vê de errado e não causará constrangimentos. A sabedoria vem com o passar dos anos. Ela consiste em saber sair das adversidades que a vida nos traz.

Sabedoria não é ser inteligente e passar os outros para trás, mas é contornar todas as situações fazendo com que a vida tenha mais alegrias e menos contrariedades.

É o dom mais sublime, pois todos querem ouvir sábios conselhos nos momentos de contrariedades. O sábio sempre facilita a compreensão das dificuldades e mantém a harmonia.

Parece que nada o abala, pois consegue tirar o melhor das piores situações que possam surgir.

Esse Irmão não critica ninguém, colocando-se sempre na posição de defesa da fraqueza humana.

Devemos, pois, meus Irmãos, continuar a levantarmos templos às virtudes e procurar acabar com os vícios. Somente assim seremos verdadeiros Irmãos e poderemos, neste momento, expandir o verdadeiro amor que existe na nossa Maçonaria.

Ir∴ Amacio Rosenvaldo do Couto
Loja Monte das Acácias nº 161 - GLMEMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário