Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

O IRMÃO ATRASADO - PROCEDIMENTOS PREVISTOS NO RITUAL 2024

Em 30.05.2024 o Respeitável Irmão Aristensir Gil Portela, Loja Equidade e Justiça, 2336, REAA, GOB GODF, Oriente de Brasília, Distrito Federal, solicita esclarecimentos. 

 O ATRASADO

 Estou com uma dúvida e se for possível gostaria ouvir da sua orientação:

- Estando à Loja trabalhando no Grau II ou III e chegando um irmão atrasado, o mesmo deve dar três pancadas na porta. Pergunto como deve proceder o Cobridor Interno, considerando que o Cobridor Externo já está no interior do Templo.

- Alguns irmãos dizem que o Cobridor Interno deve repicar as três pancadas, para que o irmão atrasado entenda que a loja está trabalhando em outro Grau e assim por diante.

Essa é a minha dúvida de como seria a forma correta de proceder. Se o irmão puder me orientar fico agradecido.

CONSIDERAÇÕES:

 Na verdade, os rituais foram feitos visando ao cumprimento do horário, até porque a pontualidade é uma das virtudes exercidas pelo maçom. 

Mesmo assim, é verdade que o costume de se chegar atrasado à sessão não deixa de ser uma realidade Maçonaria – mesmo que o atraso não seja institucionalizado.

A despeito disso, estabelece-se que em qualquer circunstância, o Ir que chegar atrasado e alcançar o átrio, sem ser interpelado pelo Cobr Externo, deve sempre bater na porta como Aprendiz Maçom, pois cabe ao Cobr interno verificar quem está pedindo ingresso nos trabalhos.

O que não pode acontecer é a troca de baterias de outros graus na porta do templo entre o retardatário e o Cobr Int. Assim, o Ir atrasado dá na porta a bateria universal, que é a Aprendiz. Não existe a tal de bateria de alarme. Isto não existe no REAA.

Se o momento for propício para receber o retardatário, o Cobr Interno, logo que ouvir a bateria na porta, comunica à Loja na forma de costume e fica aguardando ordens do Ven Mestre para as providências devidas.

Caso o momento não seja propício para receber o Ir que pede ingresso, o Cobr Int imediatamente responde dando, com o punho da espada, a mesma bateria (de Aprendiz). Isso significa que o Ir atrasado deve aguardar em silêncio no Átrio até que chegue o momento oportuno para que ele seja atendido. Apenas isso, nada mais.

Na hipótese de a Loja estar trabalhando em grau acima do de Aprendiz, e o retardatário não possuir grau suficiente para ingressar, será então informado, ainda no átrio, que deverá se retirar.

Orientações nesse sentido podem ser encontradas no subtítulo 4.4 Comportamento Ritualístico, página 210 do Ritual de Aprendiz do REAA, edição 2024.

De tudo, em respeito aos que são pontuais, o melhor mesmo é ninguém chegar atrasado para não atrapalhar o andamento ritualístico da sessão. As exceções devem ser de caráter esporádico, nunca corriqueiro.

T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário