Em 19.04.2024 o Respeitável Irmão Cassiano Zanata, Loja Tiradentes, 2432, REAA, GOB-PR, Oriente de Francisco Beltrão, Estado do Paraná, apresenta a dúvida seguinte:
CONDUÇÃO DO ATRASADO
Venho recorrer ao valoroso Ir∴ para esclarecer uma pequena dúvida, segue trecho do texto "Ingresso de Irmão Atrasado - REAA" retirado do blog do valoroso Ir. "No primeiro caso assim se deve proceder: logo que ele efetue a bateria universal, o Cobridor Interno informa imediatamente, na forma de costume, a ocorrência ao Primeiro Vigilante que, por sua vez, também comunica ao Venerável. Prosseguindo, o Venerável Mestre solicita diretamente ao Cobridor que verifique quem bate e, se for Irmão do Quadro que lhe seja franqueado formalmente o ingresso (pela Marcha e pelo questionário tradicional)." Após a fala do Venerável Mestre ao Ir. Cobridor Interno "se for Irmão do Quadro que lhe seja franqueado formalmente o ingresso (pela Marcha e pelo questionário tradicional).", é necessário que o Ir. Mestre de Cerimônias se dirija até o Átrio para acompanhar o ingresso do retardatário?
CONSIDERAÇÕES:
Sim, atendendo a uma das características do REAA, o Mestre de Cerimônias é o condutor.
No caso de Irmão atrasado (que só atrapalha a sessão), para que ele ingresse no templo, o Mestre de Cerimônias deve conduzi-lo indo sempre à frente.
Obrigatoriamente o retardatário deve ingressar com formalidades. O seu o condutor, portando o bastão, o conduz para entre colunas, próximo a porta. Enquanto o retardatário executa a Marcha do Grau sobre o eixo do templo, o Mestre de Cerimônias o aguarda ao Norte.
Depois dos procedimentos da praxe (marcha, saudação às Luzes e telhamento pelo questionário), o retardatário é conduzido até o Chanceler; assina o livro de presenças e finalmente é levado até o lugar que lhe é devido.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário