Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 9 de março de 2023

EXALTAÇÃO

Ir∴ Sergio Quirino Guimarães

Saudações estimado Irmão:

Após ler em Tiago 1:9 a frase: “Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação”, resolvi escrever sobre a EXALTAÇÃO. 

No sentido profano, exaltação é o ato ou efeito de exaltar. E exaltar do latim exaltare significa “Tornar alto”; “Engrandecer”; “LEVANTAR”. No sentido figurativo é “Elevar ao mais alto grau” e o mais interessante que o verbo exaltar tanto cabe para o bom/positivo/espiritual quando tem o sentido de glorificar, celebrar, entusiasmar quanto para o mal/negativo/material no sentido de exagerado, excitar e irritar. 

No mundo material, a exaltação é a excitação das funções orgânicas ou dos sentidos; já no mundo não material, a exaltação é a sobre excitação do espírito. – Meu Deus! Escapa-me das mãos.... o que quero escrever. E olha que eu pensei escrever apenas cinco pontos para perfeitamente exaltarem os Irmãos a permanecerem na senda da elevação maior. 

Todas as Reuniões Iniciáticas tem como protagonista o próprio candidato, porém as energias que envolvem a sessão não estão unicamente direcionadas para aquele que aspira o Grau. A assembléia que assiste é levada a lembrar os caminhos já percorridos e sentir novamente as emoções. 

A plenitude tão exaltada por muitos, nada mais é do que conscientizar o Irmão que ele tem apenas um direito (M∴Ir∴C∴T∴M∴R∴) e vários deveres, entre eles os mais importantes são:

* Manter suas mãos fortes e imaculadas, pois ao cumprimentar um Irmão formamos uma união indissolúvel;

* Saber onde você coloca os pés, pois seus Irmãos podem lhe acompanhar em busca de um só ideal;

* Aprender a dobrar os joelhos, pois todos os Maçons reconhecem a existência de um Ser Superior, a quem chamamos de G∴A∴D∴U∴;

* Perceber que no momento vivido, o mais importante é oferecer um ombro amigo do que solicitar amparo;

* Descobrir se há sinergia nos labores, simplesmente permitindo que seu coração escute o coração do Irmão e que em ambos ecoe apenas virtudes e sentimentos de fraternidade; lembrem-se que “o todo supera a soma das partes”.

Que nada possa depreender entre seus dedos e sempre queira ir mais longe.

Fonte: JBNews - Informativo nº 200 - 15/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário