Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 26 de março de 2023

O SHANTI PARVA

Aqueles que não têm reverência pela virtude são tão vis entre homens como grãos sem sementes entre cereais ou o mosquito entre aves. Aquilo que está ordenado em consequência das ações de uma vida passada persegue o ator mesmo que o último se esforce o melhor que pode para deixá-lo para trás. Isto é, mesmo se ele procura evitá-lo.

Aquilo dorme quando ele dorme e faz qualquer outra coisa que ele faça. Isto é, se torna seu associado inseparável. Como sua sombra aquilo descansa quando ele descansa, procede quando ele procede, e age quando ele age. Quaisquer atos que um homem faça ele seguramente tem que obter os resultados deles.

A Morte está arrastando todas as criaturas que estão certamente destinadas a cair para as classes de existência que elas merecem e que sem dúvida estão sujeitas a desfrutar ou sofrer aquilo que foi ordenado como a consequência de seus atos. As ações de uma vida passada desenvolvem suas consequências em seu próprio tempo assim como flores e frutos, sem esforços externos de qualquer tipo, e nunca deixam de aparecer quando chega a hora certa.

Depois que as consequências, como ordenadas, das ações de uma vida passada, se esgotam por meio de prazer ou sofrimento, honra e ignomínia, lucro e perda, decadência e crescimento não fluem mais ou aparecem em relação a alguém. Isso acontece repetidamente .Uma vez que as consequências dos atos de uma vida passada são esgotados, a criatura com respeito a quem tal esgotamento ocorre, está livre de todas as vicissitudes da vida. No entanto, para que tal criatura não se torne emancipada, a visão ortodoxa é que é sempre deixado um resto de mérito e demérito, para que um novo nascimento possa acontecer e as consequências do que é assim deixado como um resto possam começar a serem desfrutadas ou sofridas.

Uma criatura enquanto ainda no útero da mãe desfruta ou sofre a felicidade ou a tristeza que foi ordenada para ela em consequência de suas próprias ações. Na infância ou juventude ou velhice, em qualquer período da vida no qual alguém faça uma ação boa ou má, as consequências dela com certeza a visitarão em sua próxima vida exatamente no mesmo período.

Como um bezerro reconhece e se aproxima de sua mãe mesmo no meio de mil vacas, assim mesmo as ações de uma vida passada reconhecem e visitam o fazedor em sua nova vida. Lavado em água um pedaço de tecido sujo fica limpo. Similarmente, homens queimando de arrependimento obtêm felicidade infinita por meio de penitências apropriadas.

PS: O Shanti Parva é o décimo segundo dos dezoito livros do épico indiano Mahabharata. Tradicionalmente tem 3 partes e 365 capítulos. A edição crítica tem 3 partes e 353 capítulos. É o livro mais longo entre os dezoito livros do épico. Wikipedia (inglês)

Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário