EM 24.10.2022 O Respeitável Irmão Guilherme Michelini Ferrari, Loja Integridade, 001, REAA, Grande Oriente Paulista (COMAB), Oriente de Capivari, Estado de São Paulo, apresenta a dúvida seguinte:
RESULTADO DA VOTAÇÃO:
Em uma sessão econômica no REAA, quando existe votação pelo Sinal de Costume, o Mestre de Cerimônias deverá anunciar: “Os Irmãos acenam pela aprovação, ou acenam pela recusa”, e após o Venerável Mestre anunciar o resultado (conforme feito na leitura do Balaústre)? Ou o Venerável Mestre irá anunciar diretamente, sem a necessidade do Mestre de Cerimônias anunciar o resultado?
Agradeço antecipadamente pela atenção.
Sou fã do seu blog, muito didático.
CONSIDERAÇÕES:
Geralmente as nossas Obediências Regulares trazem nos seus Regulamentos os deveres e obrigações das Dignidades da Loja, dentre elas os pertinentes ao Venerável Mestre.
Uma das obrigações de um Venerável Mestre é proceder à apuração dos votos, proclamando o resultado das deliberações. No caso do GOB, está no Art. 116, VIII do Regulamento Geral da Federação.
Destaque-se que no GOB, conforme menciona o Art. 117 do RGF, o Venerável Mestre só vota nos escrutínios secretos, sendo-lhe reservado o voto de qualidade (minerva) no caso de empate nas votações nominais.
Sendo assim, o Mestre de Cerimônias não proclama resultado algum. O que é razoável, se as circunstâncias exigirem (grande número de Irmãos presentes), é ele, no intuito de auxiliar, informar ao Venerável Mestre o número dos que votaram a favor, os contra e as abstenções para que o Venerável Mestre simplesmente proclame o resultado.
No entanto, se o Venerável Mestre preferir, ele mesmo apura visualmente os votos e proclama o resultado, sem a necessidade de informar quantos foram os votos a favor, os contra e as abstenções. Basta que ele proclame o resultado, nada mais. Essa última hipótese é a mais utilizada nas Lojas.
Por fim recomendo consultar o Regulamento da sua Obediência em relação ao comentado.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário