Em 14.11.2022 o Respeitável Irmão Aristensir Gil Portela, Loja Equidade e Justiça, 2336, REAA, GODF/GOB, Oriente de Brasília, Distrito Federal, menciona a questão seguinte:
NÚMERO MÁXIMO DE CANDIDATOS
Gostaria de tirar a seguinte dúvida com você, existe um número máximo para um processo de iniciação de profanos num mesmo dia?
Caso exista essa orientação ou proibição, o irmão poderia me indicar o amparo legal?
CONSIDERAÇÕES:
Inicialmente vale salientar que a questão é iniciática e assim exige um mínimo de vivência do candidato ao passar pelas provas da cerimônia de Iniciação. Excesso de candidatos não contribuí para esse desiderato.
Destaque-se que o nascimento de um Maçom sempre foi uma das ocasiões mais importantes para a Maçonaria, sobretudo pelo elevado significado de uma Iniciação. Iniciações por atacado, feito um "mercado de peixes", estão muito longe de alcançar os verdadeiros propósitos da Sublime Instituição.
Assim, pelo alto significado que possui uma cerimônia de Iniciação, não é recomendável número excessivo de candidatos em uma só sessão (no máximo três). Entenda-se que a Iniciação corresponde ao nascimento de um Maçom, portanto não é algo para se tratar coletivamente.
Não é à toa que a Moderna Maçonaria tem sido uma instituição iniciática e como tal a Loja deve cumprir esses desígnios e não transformando esse magno momento num conjunto de desacertos ritualísticos em um reino do “faz de conta” – Iniciação é algo para ser vivido.
Sob essa conjuntura, o SOR, Sistema de Orientação Ritualística oficial do GOB (Decreto 1784/2019), que se encontra hospedado na página oficial do GOB, acompanha o que é recomendado pelo Ritual de Aprendiz em vigência do REAA, dele a sua página 95, no 3º parágrafo: "Recomenda-se não iniciar mais de três candidatos (os grifos são meus) em uma única Sessão Magna, sendo ideal um só candidato, dado a importância para o nascimento do Maçom" (os grifos são meus).
Dada a importância do ato iniciático, vê-se então que o Ritual e o SOR antes de mais nada seguem o bom senso.
Infelizmente alguns ainda não entenderam o propósito e a beleza deste raro e sublime momento na vida do iniciado. Os que de fato são comprometidos com os ideais maçônicos, certamente respeitam essas recomendações.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário