Em 25/04/2024 o Respeitável Irmão André Paiva Lima, Loja Estrela do Mar, 1912, REAA, GOB-PR, Oriente de Matinhos, Estado do Paraná, apresenta a dúvida seguinte:
NOTEBOOK NOS TRABALHOS
Estou como Orador de minha Loja, e estou com várias dúvidas, mas tenho uma em específico, que é em relação a utilização de Notebook ou eletrônico em Loja aberta, no caso não achei nada dizendo que pode e que não pode utilizar deste recurso para alimentar dados do PROLOJA (chanceler) e/ou consultar RGF por parte do Orador.
Sabe me dizer se tem algo a este respeito?
CONSIDERAÇÕES:
Não existem óbices para que mecanismos de informática sejam utilizados para auxiliar nos serviços administrativos da Loja, desde que este progressismo não interfira na liturgia e ritualística maçônica, isto é, desde que não prejudique ou interfira no andamento do ritual e nem seja contrário ao sigilo maçônico, este último um dos verdadeiros Landmarks da Ordem.
Um exemplo do que não pode, é enviar a ata dos trabalhos de uma sessão maçônica por correio eletrônico para que os Irmãos façam sua leitura fora da Loja, isto tudo sob a capenga alegação de que é para se ganhar tempo.
Por outro lado, nada impede que a redação da ata seja feita com a utilização de um notebook, por exemplo. Também nada impede que boletins, formulários e outros materiais de expedientes transitem por meio eletrônico.
Já no caso da leitura e aprovação da ata, isto é improcedente, pois o ritual deixa bem claro que a mesma deve ser lida e aprovada em Loja aberta, inclusive com a fiscalização do Orador. À vista disso, o ritual não pode ser alterado (vide Ritual de Aprendiz, REAA, 2024, página 12, título 1.2 – Interpretação deste Ritual).
Assim, desde que não haja interferência no ritual vigente, nem fira princípios legais, a informatização de expedientes e afins relativos ao gerenciamento da Loja, integrada aos Poderes Estadual e Central via plataformas específicas, como é o caso do PROLOJA, é perfeitamente admissível, mesmo porque isso já é uma realidade.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário