MIGUEL AUGUSTO BOMBARDA (Rio de Janeiro, 1851 - Lisboa, 1910). Médico, cientista, professor e político republicano em Portugal, nascido no Brasil. Doutor em Medicina pela Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, médico e professor de prestígio internacional, realizou uma extensa obra no campo da Medicina Psiquiátrica e anti-tuberculósica.
Dirigiu e reorganizou o Hospital de Rilhafoles (SP), para alienados, e deixou publicados numerosos livros sobre a sua especialidade. Fundou em 1883, com Manuel Bento e Sousa Martins, o Jornal "Medicina Contemporânea". Liberal e anticlerical conhecido, entrou na política, em Portugal, como deputado (1908), aderindo pouco depois ao ideário republicano e sendo um dos mais importantes organizadores da revolução de 5 de outubro de 1910.
Em 1881, foi afastado da Loja por falta de pagamento das mensalidades, sendo, mais tarde, em 1909, regularizado na Loja Cavaleiros da Paz e Concórdia, de onde passou, no ano de sua morte, para a Loja Irradiação, ambas de Lisboa. Na Maçonaria, adotou o Nome Simbólico de D'Artagnan. Chegou ao Grau de Mestre em 1910.
INICIAÇÃO MAÇÔNICA: 1879
Loja: Pureza nº 2, Lisboa, Portugal.
Idade que foi iniciado: 28 anos.
Faleceu aos 59 anos de idade, assassinado por um paciente psiquiátrico.
Fonte: Facebook_Curiosidades da Maçonaria
Nenhum comentário:
Postar um comentário