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PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 31 de maio de 2023

LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA - SUGESTÃO PARA ALTERAÇÃO DE PROCEDIMENTOS

Em 05.03.2023 o Respeitável Irmão Paulo Roberto Penachio, Loja Júlio Tietê Figueiredo, 3782, GOB-SP, Rito Brasileiro, Oriente de Vinhedo, Estado de São Paulo, apresenta a questão seguinte:

LEITURA DE ATA

No dia 28.02 próximo passado, recebemos em nossa loja, o Poderoso Irmão Pedro Rodrigues Bueno Júnior – GOB-SP em sessão de entrega da Comenda de D. Pedro I e comentando com ele o tema abaixo referenciado, sugeriu-me a consulta que segue.

Tem o presente e-mail a finalidade de consulta-lo sobre o tema: Leitura de Atas – no Rito Brasileiro.

Tomamos conhecimento que no âmbito dos Deputados Federais após a reunião a minuta da
ata é encaminhada via e-mail oficial do Órgão a todos para leitura e manifestação/correção etc., referentes a redação da mesma.

Entendemos que é uma forma dinâmica e prática, pois sendo enviado de forma oficial, fica o registro que todos os irmãos receberam, mesmo os que não participaram da sessão, expandindo o conhecimento e atualização dos assuntos tratados.

As manifestações, serão coletadas pelo secretário e levadas à autoridade competente (Loja, Assembleia, etc.), dependendo do órgão que realiza a sessão, para que analise o pedido e se manifeste sobre sua adequação e sendo a alteração/sugestão polêmica, será apresentada na próxima sessão, o que a pratica sugere que esses casos dificilmente ocorrem, pois tudo já se passou em tempo de Loja.

Na sessão seguinte, quando do balaústre, o secretário informa que foi encaminhado a todos a minuta e se houve pedido de alteração ou não, a autoridade (Venerável, Presidente, etc.) abre a palavra nas colunas para eventuais dúvidas que ainda possam remanescer.

Esse procedimento tornaria a sessão célere, permitindo que o tempo que é dispendido hoje na leitura possa ser revertido em prol da dinâmica da sessão, tais como instruções mais elaboradas, trabalhos estruturados entre outros benefícios, diminuindo o tempo total da sessão trazendo maior motivação aos irmãos.

Resumidamente o procedimento seria o seguinte:

a) Secretário elabora a ata;

b) Pelo e-mail oficial da (Loja, Assembleia etc.) encaminha a todos os irmãos;

c) Dá um prazo para retorno, suficiente para os irmãos fazerem uma leitura tranquila que permita o entendimento dos assuntos tratados na sessão e informem eventuais correções/alterações;

d) Na próxima sessão o secretário confirma aos irmãos que foi encaminhada a ata e se houve alguma sugestão de correção não reportada.

e) Independentemente de ter havido ou não correções/sugestões, o Venerável coloca a palavra nas colunas para manifestação final.

CONSIDERAÇÕES:

A respeito do que menciona a sua questão, vale antes relatar que os nossos rituais determinam que a ata de uma sessão maçônica é para ser lida e aprovada em Loja aberta. Graças a isso que a liturgia prevê um período específico para atender a essa finalidade, inclusive para consignar e aprovar emendas se estas existirem.

Ganhar tempo, me permita discordar, se ganha fazendo sessões organizadas, objetivas e enxutas, isto é, ao se usar da palavra o fazê-lo sem as repetições de mesmo assunto e os intermináveis discursos recheados de um rançoso lirismo que nada contribuem para o salutar andamento da sessão. O excesso de tempo consumido também ocorre muitas vezes pela exposição de um expediente prolixo e eivado de minúcias completamente dispensáveis. Tudo isso seguido de uma Ordem do Dia muitas vezes má organizada.

Uma ata, se redigida com clareza e objetividade não é a responsável por tomar tempo de uma sessão maçônica. Certamente a leitura e aprovação de uma ata toma muito menos tempo do que certas firulas ritualísticas completamente desnecessárias que se vê em Loja, assim como os insistentes Irmãos atrasados que fazem com que boa parte dos trabalhos seja interrompido para atender aos procedimentos necessários para se receber retardatários.

Sem dúvida, como relatado na sua questão, na Soberana Assembleia é devidamente aceitável o procedimento comentado, até porque no desenvolvimento daquela sessão não existe rito maçônico a ser seguido.

Assim, sob essa óptica é impossível fazer qualquer comparação com o que ocorre nas sessões da Soberana Assembleia e o desenvolvimento das sessões ordinárias ou administrativas das Lojas. A liturgia dos trabalhos entre ambas é completamente diferente.

Desse modo, enviar ata de sessões maçônicas que se realizaram sob cobertura, por meios eletrônicos, está fora de questão, a despeito de que além do caráter sigiloso da sessão, esse procedimento não alcançaria todas as Lojas da federação, já que muitas Lojas do interior do nosso imenso Brasil ainda têm dificuldade para se conectar à Internet.

Não obstante a isso, também temos as nossas tradições que não podem ser perdidas por completo em nome da modernidade. Entenda-se que a dinâmica ritualística de uma sessão não foi criada pelo acaso. É certo que em muitas coisas a Maçonaria acompanha a evolução da ciência e das artes, no entanto, o que nos difere das reuniões profanas é a peculiaridade dos nossos trabalhamos. Por oportuno, também vale lembrar do equilíbrio que deve imperar nas atividades da Maçonaria.

Ao concluir destaco que às vezes o ideal não é alterar o que está pronto ou fazer adaptações naquilo que está consagrado nos rituais. Ao contrário, o tempo pode ser ganho com o desenrolar dinâmico de uma sessão, cujo fruto se alcança com a organização e a disciplina adequada dos trabalhos.

T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

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