Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 14 de novembro de 2023

COLUNAS ZODIACAIS NO REAA - ORIGENS

Em 06.06.2023 o Irmão Paulo Rogério Cotta Chaves, Aprendiz da Loja Luz e Fraternidade de Curitiba, 97, REAA, Grande Oriente do Paraná (COMAB), Estado do Paraná, apresenta a dúvida seguinte:

COLUNAS ZODIACAIS

Apresentei uma peça de arquitetura sobre Simbologia das Colunas Zodiacais (Coluna do Norte) e um dos irmãos me perguntou o porquê de as colunas serem meias colunas.

Não tinha essa informação, mas ainda tentei responder dizendo que pelo fato de serem simbólicas fez-se meia coluna para fixar nas paredes e por uma questão de espaço.

O Irmão já foi perguntado sobre essa questão? Se sim, gostaria de ouvir a sua resposta.

CONSIDERAÇÕES:

Na realidade essas colunas não exercem função de sustentação como comumente acontece com os pilares. Sob o aspecto técnico, também no contexto maçônico, colunas adornam e pilares sustentam.

Sob as suas origens, vale relatar que inicialmente as colunas zodiacais não faziam parte da decoração do tempo no REEA. Originalmente as constelações zodiacais - que as colunas hoje representam - eram fixadas (pintadas, estilizadas ou desenhadas) logo acima da base da abóbada nas paredes Norte e Sul.

Como muitas Lojas não atendiam a decoração zodiacal na base da abóbada, provavelmente por não possuírem templos apropriados, senão recintos adaptados, gradativamente as constelações do Zodíaco passaram a ser representadas nas paredes, isto é, como uma meia coluna seccionada no sentido longitudinal encravada verticalmente como que a brotar da parede, projetando assim da base da abóbada cada constelação zodiacal. Muitas Lojas também inseriam no alto das paredes, próximo à corda, apenas os símbolos correspondentes à cada constelação.

Desse jeito, gradativamente a preferência pelas colunas encravadas acabaria se consagrando, marcando no templo a alegoria inerente ao caminho iniciático do maçom no simbolismo do REAA.

Assim, por volta dos meados do século XX, essa disposição acabou consagrada no Rito, passando paulatinamente a integrar a decoração dos seus templos.

Ao finalizar, vale lembrar que essas 12 colunas, seis ao Norte e seis ao Sul, dispostas equidistantes umas das outras, não ultrapassam a balaustrada. Em outras palavras, não existe coluna zodiacal no Oriente da Loja.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário