Em 27.06.2023 o Respeitável Irmão Osvaldo da Costa Mendonça, sem mencionar o nome da Loja, REAA, GOB MINAS, Oriente Viçosa, Estado de Minas Gerais, apresenta a dúvida seguinte:
PRERROGATIVA DE FALAR SENTADO
Como sou oriundo de outro Oriente, me deparei com uma questão duvidosa, pois como a ritualista de tempos em tempos "sofre" alterações, peço seu auxílio e orientação.
Utilizo esse e-mail para me atrever a esclarecer uma dúvida, utilizando de seu grande conhecimento ritualístico.
Desde já agradeço a atenção.
Quem em loja aberta tem a prerrogativa de falar sentado?
A pergunta oriunda do fato que minha atual loja tem a "cultura" ou diretriz de na "Palavra a Bem da Ordem e do Quadro em Particular" somente Venerável Mestre, Orador e Secretário falam sentados. Os Vigilantes falam de pé, essa prática destoa da minha loja mãe.
Qual seria o correto?
CONSIDERAÇÕES:
Acredito que a sua Loja pratique o REAA. Sendo assim, salvo quando o ritual determinar ao contrário, todos os do Oriente têm o direito de falar sentados. Ocorre, entretanto, que geralmente os que de fato falam sentados na maioria das Lojas do REAA no GOB são o Venerável Mestre e as Dignidades do Orador e do Secretário. Comumente os demais por deferência preferem falar em pé, portanto, falam à Ordem. Reitero, no Oriente não existe obrigatoriedade para se falar em pé, a não ser nos momentos em que o Ritual assim determinar.
Quanto aos Vigilantes, esses por serem também Luzes da Loja, falam sentados, a não ser nos momentos em que o ritual determine que eles fiquem em pé. Obviamente que se um Vigilante por deferência resolver falar em pé, deve ficar à Ordem, isto é, deixa o malhete e compões o Sinal de Ordem com a mão, ou mãos se for o caso.
Fora os Vigilantes, no Ocidente todos obrigatoriamente falam em pé, portanto, à Ordem.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário