Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 15 de julho de 2023

FILIAÇÃO: SESSÃO MAGNA OU ORDINÁRIA

(republicação)
Respeitável Irmão Gustavo Gattass de Campos, Secretário da Loja Fidelidade, 1.883, REAA∴, GOB-PR, Oriente de Londrina, Estado do Paraná, apresenta a seguinte questão:
gustavo@placocenterlondrina.com.br

Estou com uma dúvida com relação à Sessão onde ocorre a filiação de um Irmão e gostaria de saber o parecer do nobre e admirado Irmão. Nosso RGF, art. 108, diz que a Sessão é ordinária quando há filiação. Porém em nosso Ritual, a Filiação (3.4.1.3) está elencada como Magna. (Parte 3), tanto é que na página 145 podemos ler “(A Sessão Magna de Filiação continua na página 154-Tronco de Beneficência)”. Como devemos proceder em uma Filiação? Sessão Magna exclusiva ou Ordinária podendo tratar de outros assuntos? Antecipadamente grato pela atenção.

CONSIDERAÇÕES:

Essas contradições têm povoado a seara maçônica nos deixando em não raras vezes diante da dúvida quando da preocupação do fiel cumprimento dos escritos legais emanados pela Obediência. Esse é um dos casos.

O ritual em vigência apregoa uma Sessão Magna para a filiação, todavia o Regulamento Geral da Federação exara-a com uma Sessão Ordinária conforme aponta o seu artigo 108. Penso que nesse caso devemos seguir a hierarquia das leis, posto que o ritual seja um Decreto e o RGF é uma Lei. Sob esse ponto de vista uma Lei se sobrepõe a um Decreto, prevalecendo assim o contido na Lei.

Assim, de acordo com o Regulamento, a Filiação passa a fazer parte da Sessão Ordinária. Nesse sentido, observando-se os procedimentos do cerimonial descritos no Ritual, porém agora em Sessão Ordinária, executa-se o ato como parte integrante da Ordem do Dia.

Concluindo: como ritualista e secretário que sou, tenho defendido o fiel cumprimento do ritual, entretanto como Maçom, acima de tudo, devo cumprir a Lei. Assim, até que seja corrigido o elemento contraditório, pugno pela escala de valores.

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 0961, Bergamo – domingo, 21 de abril de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário