Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 27 de julho de 2023

PAVIMENTO MOSAICO

(republicação)
Questão apresentada pelo Respeitável Irmão Humberto Assunção Silva, Loja Harmonia, 1.625, GOB, sem declinar o nome do Oriente (Cidade) e Estado da Federação. arlsharmonia1625@bol.com.br Encaminhada através do Irmão Ari de Sousa Lima – Secretário Geral de Orientação Ritualística Adjunto para o Rito Schröder – GOB. 
sousa.ari@gmail.com 

Solicitamos nos informar se o pavimento mosaico tem que obrigatoriamente ter as peças dispostas diagonalmente conforme o ritual ou se podem ser dispostas horizontalmente, conforme muitos autores usam e arquivo em anexo. 

CONSIDERAÇÕES:

Embora o Pavimento Mosaico não faça parte das antigas tradições da Ordem ele foi, principalmente a partir do Século XVIII, inserido nos quadros decorativos, painéis, estandartes, brasões, etc., na Maçonaria. 

Dentro desse costume está principalmente o tapete central estendido nas Lojas praticantes do Trabalho de Emulação, dentre outros costumes no Craft Inglês. Nesse caso, o formato é o de um tabuleiro de xadrez, com linhas transversais e longitudinais tomando-se por base a Sala da Loja (transversal norte-sul e longitudinal, leste-oeste). 

Devo salientar, entretanto que esse não é um costume unânime, já que existem, mesmo em se tratando da vertente maçônica inglesa, alguns destaques representativos com o pavimento disposto em linhas oblíquas. 

Já no simbolismo do Rito Escocês Antigo e Aceito o pavimento que ocupa todo o solo da Loja, inclusive o átrio, é disposto pela feição oblíqua, cuja adoção do pavimento beira o meados do século XIX. 

Ainda em relação à ocupação do pavimento no Rito Escocês e o solo da Loja, devido à elevação do Oriente na ocasião das já extintas Lojas Capitulares, o pavimento deixou de ser aplicado no Oriente como podemos observar nos dias atuais.

Voltando à questão do formato do Pavimento Mosaico do Rito Escocês, que é mesmo de origem francesa, ele está disposto obliquamente para regular a Marcha dos três Graus Simbólicos. Assim, cada quadrado em diagonal demarca um passo, cujas linhas oblíquas coincidem tradicionalmente com a posição dos pés e a junção pelos calcanhares. 

Essa regra é aplicada no Grau de Aprendiz e de Companheiro. Infelizmente, muitos Irmãos nunca se aperceberam desse particular e ficam apontando o pé esquerdo para frente e o direito para o Sul. Ora, genuinamente esse formato não se coaduna com o Rito Escocês, embora os nossos rituais ainda apregoem a posição dos pés diferente do tradicional no Rito (e o pior é que ainda arrastam os pés). 

Assim, em relação execução da Marcha e os pés à Ordem é que no Rito Escocês a disposição do pavimento é oblíqua. Essa então é uma questão de tradição, uso e costume e não um simples elemento de decoração. 

No Brasil ainda existe no costume de algumas Obediências, em se tratando do Rito Escocês a colocação no centro da Loja de um elemento com formato retangular e sobre ele desenhado um pavimento em forma de xadrez. 

Isso é mera cópia do Tapete maçônico inglês, equivocadamente inserido em um Rito de vertente francesa que, além do equívoco, acaba dando margem a ilações do tipo de: “nele não se pode pisar por ser a representação de um solo sagrado”. Agora, durma-se com um barulho desses. 

Finalizado. Depois da minha mania de abusar da prolixidade, o Pavimento Mosaico no Rito Escocês é mesmo oblíquo (diagonalmente como se refere o Irmão) e nunca como um tabuleiro de xadrez. 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com 
Fonte: JB News – Informativo nr. 0970, Florianópolis (SC) – terça-feira, 30 de abril de 2013

2 comentários:

  1. Salve Irmão!!!
    Parabenizo pela bela matéria.
    O Irmão poderia me passar a fonte original, quanto a posição oblíqua do pavimento? De onde o Mano retirou esta informação? Tenho procurado esta explicação, mas sem sucesso.
    T.:F.:A.:
    Ir.: Antonio Guichard
    Oriente de Porto Alegre - GLOJARS
    e-mail: guichard117@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Salve Irmão!!!
    Parabenizo pela bela matéria.
    O Irmão poderia me passar a fonte original, quanto a posição oblíqua do pavimento? De onde o Mano retirou esta informação? Tenho procurado esta explicação, mas sem sucesso.
    T.:F.:A.:
    Ir.: Antonio Guichard
    Oriente de Porto Alegre - GLOJARS
    e-mail: guichard117@hotmail.com

    ResponderExcluir