Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 30 de julho de 2023

TRONCO E ATA

(republicação)
Questão que faz o Respeitável Irmão Hamilton Luiz de Souza sem declinar o nome da Loja, Oriente (cidade e estado) REAA. 
hamilton@fpte.br 

O Rito praticado em minha Oficina é o Escocês Antigo e Aceito e, de acordo com o ritual de Aprendiz - 2009, em sua página 75, temos "(O Ven∴ Mestre dá andamento aos trabalhos enquanto é conferido o Tr∴ de Benef∴)". O que me leva a escrever é uma pequena dúvida que surgiu referente à forma correta, no ponto de vista dos Irmãos sobre o local em que deve constar o anuncio do valor colhido no Tronco de Beneficência na ata resultante da sessão. Na confecção da ata há local específico para se informar que o Tronco de Beneficência circulou, mas se enquanto é feita a conferência do valor colhido a sessão contínua e, efetivamente, o Tronco é anunciado na Palavra a Bem da Ordem e do Quadro em Particular, onde este valor deve constar, no item Tronco de Beneficência ou na Palavra a Bem da Ordem e do Quadro em Particular? 

CONSIDERAÇÕES:

Como o Venerável dá o andamento aos trabalhos, o Tesoureiro quando da Palavra a Bem da Ordem em Geral e do Quadro em Particular, pede a palavra ao Primeiro Vigilante e comunica ao Venerável o produto do Tronco. Por sua vez o Venerável Mestre em seu pronunciamento final repete o produto aos Irmãos. Isso se dá porque hipoteticamente o Tesoureiro ao comunicar o produto auferido, o faz ao Venerável que por sua vez no momento descrito comunica à Loja. Quanto ao momento em que o Secretário anota para a leitura posterior e aprovação é apenas uma questão de formatação da ata na sua preferência. Ele pode anotar no momento em que o Tesoureiro comunica ao Venerável, ou mesmo quando o Venerável repetir a comunicação à Loja. 

Já algumas atas são redigidas seguindo a formalidade do ritual. Por exemplo, descreve primeiro que a sessão foi aberta ritualisticamente com a presença de tantos Irmãos, etc. A ata foi lida e aprovada, etc. O expediente constou de (...), A Bolsa de Propostas e Informações produziu tantas colunas gravadas, etc. Aberta a Ordem do Dia a pauta constou de (...). O Tempo de Estudos constou de (...). O Tronco de Solidariedade produziu a medalha cunhada de tantos reais que foi entregue (...), e assim por diante. 

Em resumo, o importante mesmo é registrar o produto, estando esse registro atrelado ao ato de conferência e comunicação do Tesoureiro, ou quando o Venerável repete a comunicação. O que nos parece sugestivamente que a comunicação é registrada na oportunidade da Palavra a Bem da Ordem em Geral e do Quadro em Particular. Também sugestivamente este pode ser registrado simplesmente se dizendo que o Tronco de Beneficência produziu tantos reais. 

T.F.A. 
PEDRO JUK  - jukirm@hotmail.com 
Fonte: JB News – Informativo nr. 0972, Florianópolis (SC) – quinta-feira, 2 de maio de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário