Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 5 de julho de 2023

ESQUADRO E COMPASSO

O esquadro é dentro da simbologia maçônica representante da moralidade, da verdadeira régua do carpinteiro, com uma perna maior do que a outra. Era usada para testar as bordas dos tijolos e das pedras.

Simboliza ainda a retidão limitada por duas linhas: uma horizontal, que representa a trajetória a percorrer na Terra, ou seja, o destino; e a outra vertical, o caminho para cima, dirigindo-se ao Cosmo, ao universo, ao infinito, à Deus. O esquadro simboliza também a carne, o corpo físico.

Já o compasso simboliza, na simbologia maçônica, a virtude, a delimitação de espaços por círculos. Representa o senso da medida das coisas. Significa a Justiça e o Espírito. Também simboliza a relação dos Maçons entre si, e os demais entes. Assim, fixada uma das pontas do compasso, pode por mais ou menos afastamento das pernas, descrever círculos sem conta.

O compasso com as pontas sobre o peito desnudo, sobre o coração do iniciado, busca lembrar a vida profana, na qual não tinha sentimentos e desejos regulados, agora, por esse simbolismo da exatidão, o maçom regula os pensamentos e ações.

Juntos, compasso e esquadro simbolizavam toda a maçonaria, sua filosofia e ensinamentos éticos e morais. A letra G no meio, significa Deus ou a Geometria, já que Deus é o Grande Arquiteto.

Este símbolo composto pode ser visto ainda como uma variação da Estrela de Davi, ou Selo de Salomão, que ainda possui significados no hermetismo e no esoterismo oriental.

Fonte: Facebook_O Templo e o Maçom

Nenhum comentário:

Postar um comentário