Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 7 de julho de 2023

FUNÇÃO DOS DIÁCONOS

(republicação)
Questão apresentada através do Irmão Hercule Spoladore – Londrina – Paraná (hercule_spolad@sercomtel.com.br) em atenção ao que solicita o Respeitável Irmão Felipe Spir sem declinar o nome da Loja, Rito e Obediência, Oriente de Presidente Prudente, Estado de São Paulo. felipe.spir@terra.com.br

Mano Juk Tomo a liberdade de abusar da paciência do Irmão com mais este questionamento feito pelo Irmão Felipe de Presidente Prudente: Quais são as verdadeiras funções dos Irmãos Primeiro e Segundo Diáconos. Podem eles ficarem circulando na Loja sendo mensageiros respectivamente do Venerável e do Primeiro Vigilante. Na Trolha o José Castellani fala que não, somente para levar a Palavra Sagrada. Concordo. Gostaria de ter outra opinião. Aguardo resposta. 

CONSIDERAÇÕES:

No Rito Escocês Antigo e Aceito os Diáconos remontam os tempos antigos dos Oficiais de Chão da Maçonaria Operativa. No rito em questão a transmissão da Palavra Sagrada sugere a aplicação de esquadrejar, nivelar e aprumar a obra. 

Nesse ínterim o ato relembra o Operativo quando para iniciar os trabalhos no canteiro a obra era esquadrejada e aprumada para um trabalho justo e perfeito. Ao final da jornada, era feita a medição e acompanhamento dos trabalhos até então realizados. Estando esses nos conformes, declarava-se que os trabalhos executados estavam justos e perfeitos. Os pedreiros eram dispensados e pagos os justos salários da jornada pelo Primeiro Vigilante e os trabalhos estavam então encerrados naquela etapa. 

A verificação, tanto para a abertura e encerramento era executada pelos “zeladores” (wardens), mais tarde Vigilantes e a comunicação do resultado ao Mestre da Loja (atual Venerável) através dos Oficiais de Chão (atualmente os Diáconos por influência da igreja). 

O Rito Escocês Antigo e Aceito, em respeito ao título “antigo” revive esses momentos na Moderna Maçonaria (Especulativa). Como a Loja revive simbolicamente os canteiros medievais, os Diáconos revivendo a prática antiga, simbolicamente transmitem uma palavra, já que atualmente não faria sentido literalmente se aprumar e nivelar o Homem como matéria prima especulativa. 

Por assim ser, os Diáconos tem a função de transmitir a Palavra que, em estando ela correta é declarado que tudo está Justo e Perfeito, exprimindo assim a qualidade de que os trabalhos podem ser iniciados e, da mesma forma, na oportunidade do epílogo da jornada especulativa, possam ser encerrados. 

Assim os atuais Diáconos são os oficiais de chão do passado, cabendo a eles no Rito Escocês Antigo e Aceito o papel de mensageiros para abertura e encerramento dos trabalhos. 

Infelizmente por influência do Craft (trabalhos ingleses) acabou permanecendo a dialética inglesa no Rito Escocês que é de origem francesa, fato que confunde a função desses oficiais no Rito em questão. 

Há que se considerar que os Diáconos no Craft possuem funções diferentes das do Rito Escocês, dada à consideração que nos Trabalhos Ingleses não existe transmissão da Palavra Sagrada. 

Desse procedimento equivocado, surgiu o costume que alguns apregoam que os Diáconos no Rito Escocês são mensageiros indistintos, o que não é verdade, já que nesse Rito existe o cargo de Mestre de Cerimônias que é o responsável pela condução de Irmãos em Loja, levar recados, livros, atas e outros afins durante a sessão. 

Ofício dos Diáconos no Rito Escocês é apenas e tão somente o de transmitir a Palavra Sagrada. Outras funções que permeiam o ofício de deslocamento é do Mestre de Cerimônias que, aliás, é o único obreiro que se desloca no recinto sem a necessidade de pedir autorização.

Em tempo – é sempre bom lembrar que as referências operativas citadas nesse contexto no tocante à abertura e encerramento das etapas da construção, essas jornadas não eram diárias, porém cíclicas que geralmente obedeciam aos equinócios e os solstícios no hemisfério norte do nosso Planeta.

Da mesma forma permaneceu o costume na joia dos Vigilantes relembrando o nível e o prumo e do Primeiro Vigilante quando fecha a Loja e despede os obreiros contentes e satisfeitos (ver a dialética ritualística contida nos rituais. Diz o Venerável: Irmão Primeiro Vigilantes, podeis fechar a Loja).

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 0954, Perugia – domingo, 14 de abril de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário