Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

O BODE NAS SOCIEDADES FRATERNAS NORTE AMERICANAS


Para quem acredita que na Maçonaria tem um bode como um dos seus símbolos, está aqui uma informação para satisfazer aqueles que acreditam mesmo nesta lenda.

Ao longo dos anos, nós maçons sempre ouvimos os boatos, as piadas e as críticas (especialmente dos antimaçons) relacionando o bode às iniciações maçônicas.

Durante a "Era de Ouro do Fraternalismo", ou seja, quando as Ordens Fraternas (Não eram Lojas Maçônicas) estavam super na moda e várias delas surgiram e encheram suas fileiras de novos membros (especialmente nos Estados Unidos), logo criaram cerimônias de iniciação que frequentemente incluíam elementos humorísticos e pouco convencionais. A tradição dos bodes (ou cabras), com novos membros sendo "colocados" sobre estes animais mecânicos e circulando ao redor do salão, criava um ambiente de diversão.

A Modern Woodmen of America, por exemplo, uma das maiores sociedades beneficentes fraternas dos Estados Unidos, com mais de 750.000 membros, introduziu um "Grau Fraterno" em que os iniciados eram colocados nas costas de uma cabra mecânica para saltar pelo salão. Isso gerou interesse crescente nas reuniões fraternas e um impulso para o crescimento das Lojas. Os bodes ou cabras mecânicos se tornaram populares entre várias sociedades fraternas e até mesmo em fraternidades universitárias.

Os irmãos DeMoulin, em Greenville, Illinois, se especializaram na fabricação de adereços elaborados para iniciações, incluindo bodes mecânicos. Com modelos diferentes, como o "Bucking Goat" e o "Fuzzy Wonder", suas criações ganharam popularidade e apoiaram a tradição dos bodes nas reuniões fraternas.

Agora, quando você ouvir falar sobre "montar bodes" em sociedades fraternas, lembre-se dessa curiosa e humorística tradição que teve um impacto inesperado no passado. É preciso entender o contexto antes de fazer críticas baseada em boatos do senso comum.

Fonte: Facebook_Curiosidades da Maçonaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário