HUZZÉ!
Por gentileza tire minha dúvida, a pronúncia correta da palavra Huzzé é "Uzé" ou "Russé", como já ouvi em Lojas.
CONSIDERAÇÕES:
A pronúncia se inicia com a letra "U", ou seja, escreve-se Huzzé, e se pronuncia "Uzé" (com "u").
O resto não passa de invenção. Huzzé é uma saudação dirigida à volta do Sol, misticismo do solstício de inverno no hemisfério Norte.
Quando o Sol alcançava a sua maior declinação em direção ao Sul, era costume os árabes saudarem a volta do Sol no solstício de inverno, noite mais longa do ano na região setentrional da Terra. Agitando um ramo florido de acácia, davam boas-vindas ao Sol que acabara de iniciar o seu retorno, do Sul para o Norte. As flores amarelas de acácia simbolizavam pequenos "sóis".
Os árabes, principalmente os Drusos, na noite mais longa do ano acendiam fogueiras para aguardar o nascer do Sol e aclamá-lo pela sua volta aparente. Nessa oportunidade bradavam, como boas vindas, a palavra Uza!
Com o advento do islamismo, Maomé proibiu esta saudação ao Sol. Os ingleses, senhores da região por muito tempo, acabariam levando, do Oriente Médio, esse costume para a Inglaterra, o qual por lá adquiriu a corruptela de “Hip Hurra!", como saudação de alegria e contentamento.
Na França, a Loja Mão Escocesa, criada em 1804 para gerenciar o primeiro ritual simbólico do REAA, dentre outros costumes, também contribuiu com esta saudação solar, a qual se consagrou como Huzzé! (pronuncia Uzé!).

Com isso, infelizmente a aclamação Huzzé não tardou a ser temperada por inventores e ocultistas que deram outros significados para esta velha saudação solsticial haurida dos cultos solares da antiguidade. Místicos e ocultistas criaram toda a sorte de invencionice, das quais, uma delas é a tal pronúncia distorcida “rrruzé”, para contemplar a ideia de que esta pronúncia vem da região epigástrica de quem a pronuncia. Não passa de mais uma destas bobagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário