Em 28.12.2024 o Respeitável Irmão Fernando Grigion, Loja 20 de Setembro, 327, REAA, GORGS, Oriente de Flores da Cunha, Estado do Rio Grande do Sul, faz a seguinte pergunta:
LÂMPADA MÍSTICA
Saberia me indicar alguma leitura sobre a lâmpada mística. Percebi estar sempre acesa nas sessões, indiferente dos graus, e acima da cabeça do cobridor, sabe algo a respeito? O que representa?
CONSIDERAÇÕES:

A bem da verdade, eu não tenho nenhum comentário a fazer sobre o significado dessa tal "lâmpada mística" sobre a porta ou acima do lugar do Cobridor. Digo isto porque rigorosamente ela não existe no verdadeiro REAA.
Eu diria sim que é lamentável que rituais em vigência do REAA ainda mencionem este artefato na decoração do templo.
No passado, alegavam alguns incautos, sem dúvida no intuído de justificarem as suas fantasias, que essa lâmpada - muitas vezes de cor vermelha - era o símbolo da divindade e, pasme, que nunca poderia ser apagada.
Esses são resquícios de um passado onde elementos de crendices eram comuns em muitas Lojas. Infelizmente, muitos deles ainda não estão totalmente sepultados.
Ao finalizar, é oportuno lembrar que essa lâmpada “mística” mencionada na questão acima nada tem a ver com a Lux in Tenebris, que é um artefato iluminado pendente do teto sobre o centro do templo, o qual é parte da decoração da Loja em Câmara do Meio nas cerimônias de Exaltação no REAA.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário