Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 27 de julho de 2025

BREVIÁRIO MAÇÔNICO

A BENEFICÊNCIA

Em toda reunião maçônica é cultivada a beneficência, não tanto como ato caritativo para manter a tradição operativa da Loja.

Oficialmente, os recursos captados para essa beneficência provém da coleta recolhida pelo tronco de beneficência.

Obviamente, os recursos arrecadados são mínimos e são destinados a algum necessitado, não obrigatoriamente maçom.

Oficiosamente, cada maçom sente a necessidade de amparar o próximo carente; a sua formação espiritual lhe dá esse impulso; o maçom pratica a caridade no sentido material.

A finalidade da Maçonaria não é fazer benefícios no sentido material, mas se é feito, traduz apenas o encobrimento do seu real sentido; a beneficência é esotérica, pois o benefício que cada maçom recebe é espiritual.

A Maçonaria distribui um sem-número de benesses que alcança os pontos mais sensíveis do amor ao próximo; ela prepara o maçom para ser um cidadão exemplar e, como tal, preocupar- se com o infortúnio alheio.

A beneficência pode ser exercitada "mentalmente", enviando por meio da Cadeia de União a "força" necessária para aliviar o aflito e o necessitado.

Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino, - 6. Ed. – São Paulo. Madras, 2014, p. 73.co / Rizzardo da Camino, - 6. Ed. – São Paulo. Madras, 2014, p. 72.

Nenhum comentário:

Postar um comentário