Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 29 de julho de 2025

ABERTURA DA LOJA - CIRCULAÇÃO DOS DIÁCONOS E DO MESTRE DE CERIMÔNIAS

Em 02.01.2025 o Respeitável Irmão Fabio Lobato de Campos Oliveira, Loja Acácia de Hiran, 3865, REAA, GOB MINAS, Oriente de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, apresenta o que segue:

CIRCULAÇÃO DOS DDIÁC∴  E DO M∴  DE CCER∴ 

Venho recorrer ao valoroso Ir para esclarecer mais uma dúvida, segue trecho do Ritual de 2024:

Página 52, 3° parágrafo na abertura da Loja: Durante a transmissão da Pal, os DDiác obedecem a circulação.

Questiono: o Diácono ao passar pela linha da Balaustrada faz algum sinal ao Venerável (saudação) tanto na saída (ato de levar a Pal ao 1° Vig), quanto ao seu retorno? Tendo em vista que julgo que a Loja ainda não está aberta, e o Lda L ainda não foi aberto. E o M de CCer, logo em seguida vai de encontro ao Orad para conduzi-lo ao Alt dos JJur, e ao adentrar ao Oriente deve fazer uma parada rápida e formal por estar com o bastão (saudação) ao Ven Mestre? Ou pode simplesmente passar sem nenhuma referência. Sendo o mesmo questionamento, existe saudação ao Venerável antes da abertura do L da L?

CONSIDERAÇÕES: 

Tratando-se de atividades para a abertura dos trabalhos: 

Se a Loja não estiver formalmente aberta, e assim declarada pelo Venerável Mestre, não se faz saudação e nem parada formal.

No caso da transmissão da palavra pelo 1º Diác, o mesmo ao sair, e quando retornar ao Oriente, não presta saudação e nem faz parada formal. 

Neste mesmo contexto, o M de CCer, ao se dirigir ao Orad, também não faz parada formal, enquanto que, ao sair do Oriente depois de ter conduzido o Orador, deve fazer uma parada rápida e formal, levando-se em conta de que agora a Loja já está formalmente aberta.

É oportuno salientar que parada formal não é saudação maçônica. As saudações maçônicas, nos momentos previstos pelo ritual, são feitas sempre pelo SinPen do Grau.

T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário