Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 14 de julho de 2025

ALCORÃO NA MAÇONARIA

Em 05.12.2024 o Irmão Hugo Vinholi, Loja Cavaleiros da Luz e Justiça, 4489, REAA, GOB-SP, Oriente de Indaiatuba, Estado de São Paulo apresenta a dúvida seguinte:

ALCORÃO SAGRADO

Uma dúvida, sou muçulmano, como proceder com o Alcorão Sagrado? Ele é colocado ao lado da Bíblia Cristã? Quando eu fizer visitas em lojas eu peço para colocarem no Altar da loja visitada? Se eu me filiar a uma nova loja eu faço o Juramento no meu Alcorão?

CONSIDERAÇÕES:

De acordo com o que prevê o Ritual de Aprendiz Maçom do REAA, edição 2024 em vigência no GOB, é direito do Maçom prestar o seu juramento sobre o livro sagrado relativo à sua crença. 

Advirto, entretanto, que a Bíblia, colocada aberta no centro do Altar dos Juramentos, com o Esquadro e o Compasso deve ali permanecer em qualquer circunstância. 

No caso do Alcorão, o mesmo deve ser disponibilizado para a tomada de compromisso do iniciado muçulmano, devendo permanecer fechado ao lado da Bíblia. Nesse caso, são necessários também um Esquadro e um Compasso sobressalentes para o Juramento – ambos os objetos ficam dispostos sobre o Alcorão, fechado.

A esse respeito, recomenda-se a leitura do explicativo que consta no Ritual acima mencionado, nele a sua página 17.

Em visita a outras Lojas, é direito do Irmão visitante, não cristão, solicitar (antes da abertura dos trabalhos) que seja colocado, ao lado da Bíblia, também o Livro Sagrado da sua religião, a despeito de que para a abertura dos trabalhos obrigatoriamente será lido apenas o trecho da Bíblia previsto no ritual. Não há leitura de nenhum trecho de outro Livro Sagrado.

Nessa condição, sugere-se que o Irmão visitante tenha consigo um exemplar do Livro Sagrado da sua religião para suprir a eventual falta na Loja visitada.

É de bom alvitre que o visitante, com antecedência, obtenha informações sobre estas particularidades ritualísticas da Loja que será visitada. Esta atitude ajuda a evitar constrangimentos de última hora.

No que diz respeito à filiação de um Irmão não Cristão, ele tem o direito de professar o seu compromisso sobre o Livro Sagrado da sua religião, no seu caso, o Alcorão, o qual será colocado ao lado da Bíblia sobre o Altar.

T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário