Venho recorrer ao valoroso Ir∴ para esclarecer umas pequenas dúvidas, segue trecho do Ritual de 2024:
“(Sem Sin de Ordem a marcha terá início com todos entrando em silêncio e ocupando cada qual, o seu lugar e se conservando em pé; O M∴ de CCer∴aguarda na entrada do Templo para conduzir o Ven∴ Mestre ao Altar)”.

Outro questionamento:
O que consta no Ritual de 2024: “(Havendo somente Cobr∴ Int∴ - com a espada em ombro-arma, ele sairá do Templo, fará a verificação e, ao retorno, baterá com o punho da espada na porta pelo lado de dentro dizendo:)”
Pergunto-vos: bate apenas uma vez? Ou a bateria do Grau?
Por fim, ao final da sessão ordinária, consta no ritual: “(A saída será feita em Ordem inversa à da entrada. O M de CCer, do seu lugar, dirige a saída)”. Como é esta direção? Anunciando: por favor atenção à saída do Ven∴ Mestre, agora os VVig∴ e assim por diante?
Desde já vos agradeço.
CONSIDERAÇÕES:
1 - Sem excessos de preciosismo, basta que o M∴ de CCer∴ oriente a entrada dizendo: Aprendizes, Companheiros, Mestres sem cargo, Oficiais, Irmãos Vigilantes, Mestres Instalados, etc. Nessa ordem, o M∴ de CCer∴ não precisa chamar a atenção para os demais para o ingresso de outros. Quanto mais simples, sem firulas, é o mais apropriado na Maçonaria.
2 - Depois da verificação o Cobr∴ Int∴ "sempre" dá na porta a bateria do grau em que a Loja estiver em processo de abertura.
3 - Basta que o M∴ de CCer∴ diga: "retiremo-nos na ordem inversa da entrada. A Loja já está fechada, portanto todos saem sem circulação. Os últimos a saírem são os CCobr∴ e o M∴ de CCer∴.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário