Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 11 de março de 2024

BRONCA QUE TOMEI DE UMA CUNHADA

Sérgio Quirino Guimarães

Saudações estimado Irmão, estou envergonhado devido à BRONCA QUE TOMEI DE UMA CUNHADA

Normalmente eu recebo um bom número de e-mail por dia, leio todos, alguns são apenas informações, outros importantes instruções, mas agora acabo de ler um que me deixou sem reação. 

Há alguns anos me dispus a compartilhar com os Irmãos os meus estudos, sempre sugerindo que complementassem o artigo semanal e aproveitassem o Quarto-de-hora-de-estudo para intercambiar sobre o tema. 

Desta vez o assunto não é simbólico nem ritualístico, é um fato concreto que ultrapassa a estrutura de uma Loja e compromete a Instituição. Eu realmente não sei o que responder para a cunhada que pessoalmente não conheço, e me aflige a possibilidade do que ela esteja sentindo, seja também uma realidade em outras cunhadas e o pior será a conivência dos Irmãos com estas atitudes que aviltam o Ser Humano e põem por terra todo o trabalho de homens verdadeiramente de bons costumes. 

Não tenho a intenção de dar sermão, nem de apontar os erros, apenas temo pela profanação de nossos valores e diretrizes. Abaixo segue o e-mail da cunhada, (retirei seu nome e endereço eletrônico), gostaria de sugerir que o mesmo fosse lido na "ordem do Dia" e que os Irmãos intercambiassem e se conscientizassem do perigo que nos ronda. 

Logo após o e-mail, transcrevi a instrução do Irmão Leonel, que deve servir de reflexão para todos nós. 

Queridos Irmãos, cuidemos com carinho de nossa Instituição, temos mecanismos de depuração, não posterguem seu uso. Se por cima de um cesto estiver uma maçã podre, naturalmente todos pensarão que as demais também estão estragadas.

---x--- e-mail da cunhada

----- Original Message -----

From: (nome da cunhada)

To: quirino@roosevelt.org.br

Sent: Monday, April 04, 2011 12:35 PM

Subject: A VERDADEIRA MAÇONARIA

Caríssimo Cunhado Quirino, boa tarde!
Sou (nome da cunhada) e acabo de receber do meu marido o convite para sua palestra, que será realizada no Congresso promovido pela Grande Loja.
Obrigada pela disponibilidade, no entanto, gostaria de saber se você vai abordar o tema abaixo:
O descaso que venho observando por parte da Maçonaria em geral para com as famílias.
Desde muitos anos estou percebendo que " ir para a loja" virou um encontro de homens sem o mínimo de caráter e consideração com suas esposas para beber, falar de mulheres, sexo, etc.
Eu sempre fui uma esposa muito presente aos eventos da maçonaria mineira e realmente admirava a instituição por acreditar que suas normas eram cumpridas (doce ingenuidade). Várias esposas que converso reclamam das mesmas coisas.. Irmãos casados saindo para botecos com mulheres, irmãos mandando telefone de prostitutas por o email, maridos (membros) que dizem ir visitar lojas mas chegam com bafo de cachaça de madrugada em casa, e muitas outras coisas que prefiro nem comentar.Outro fator que gostaria de citar é a banalização da maçonaria.. qualquer vagabundo hoje em dia se torna membro. Esse negócio de sindicância, não é nada mais que uma conversa de boteco. Não serve para nada, as pessoas falam o que querem e ninguém procura saber o que ela realmente é.. seus valores, honestidade e fraternidade só são questionados quando esse "maçom" trata de realmente tirar suas mascaras, causando danos MATERIAIS a seus irmãos. Apenas essa atitude que é devidamente repreendida..o resto.. de da toda assistência a família, aos filhos, respeitar as cunhadas e sobrinhos, nada disso é respeitado e todo mundo ta cansado de saber e ver quem são esses membros. E atitude ninguém toma..
Aguardo retorno.
Obrigada,
(nome da cunhada)

---x--- instrução do Irmão Leonel

"A família exerce um papel essencial na vida de um maçom, é seu dever amá-la e protegê-la acima de qualquer coisa;

Para com os filhos deve exercer com lealdade o poder pátrio, educando e ensinando-lhes que o trabalho e a honradez constituem o mais seguro amparo, além de ser a única forma justa de ascensão social;

Não existe forma mais adequada de construir uma sociedade equilibrada que não seja no seio da família e, não restam dúvidas de que o sustentáculo da família é centrado na presença da mulher.

O Respeito à Esposa:

O Maçom que não respeita a sua Esposa, não respeita a Maçonaria e muito menos Deus.

Jamais conquistará a admiração e o respeito de seus Irmãos, poi, em verdade tudo o que somos devemos às mulheres"

Leonel Ricardo de Andrade - Eminente Grande Primeiro Vigilante - GLMMG

Fonte: JBNews - Informativo nº 233 - 18.04.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário