Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 10 de março de 2024

BREVIÁRIO MAÇÔNICO

A PERSONALIDADE

A persona, ou seja, a pessoa, possui características individuais que a tornam um ser diferente de outro ser, sem que seja preciso um maior conhecimento, uma ilustração acurada, um curso universitário.

A Personalidade nasce com o ser humano e o caracteriza. A educação moderna deixa a criança desenvolver-se ao natural, sem coação; como exemplo, podemos citar crianças que têm a mão esquerda desenvolvida, com ela aprendendo a escrever, desenhar e manejar instrumentos; insistindo, a criança pode deixar de utilizar a mão esquerda e atuar como os demais colegas, porém isso mais tarde se refletirá na personalidade.

São as tendências naturais que devem desenvolver-se normalmente.

O maçom atuará sobre os seus Irmãos, demonstrando a sua personalidade, que deve ser respeitada; no campo psicológico, a personalidade revela as tendências familiares; no campo esotérico, cada um de nós possui uma personalidade psicológica; é necessário encontrar a causa desses conflitos para que a vida corra normal e feliz. A Maçonaria, por meio de seus atos litúrgicos, vem em auxílio, por meio da meditação e da influência vibratória coletiva.

Pode-se afirmar que a Maçonaria é um laboratório que amolda e aperfeiçoa a personalidade dos seus filiados.

Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino, - 6. Ed. – São Paulo. Madras, 2014, p. 298.

Nenhum comentário:

Postar um comentário