Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 11 de março de 2024

APRENDIZES USAM ESPADAS? II

(republicação)
Questão apresentada em 2.011 e recuperada em 06 de abril de 2.013. O Respeitável Irmão Fabrício Gentil da Silva, Loja Caridade e Segredo, nº 03, sem declinar o nome da Obediência, Oriente de Cachoeira, Estado da Bahia apresenta a seguinte questão:
feradoradio@gmail.com

Enviei há algum tempo uma consulta para o e-mail do Irmão sobre se no Rito Escocês Antigo e Aceito, Aprendizes podem portar espadas. Eu aprendi que não, mas numa Iniciação, o Delegado Distrital, que presidia a Sessão, autorizou os Aprendizes a comporem a abóbada de aço. Isto está correto?

CONSIDERAÇÕES:

No Rito Escocês Antigo e Aceito na sua tradição apenas aos Mestres e dado o direito de empunhar espada ou no caso de alguns Oficiais (Cobridores e Expertos) portarem espadas. Como existe a passagem ritualística na Iniciação, os Mestres em dado momento apontam espadas para o Iniciando. Também existem as comissões de recepção para a abóbada de aço e a guarda de honra do Pavilhão Nacional, cujos componentes destas são Mestres Maçons. 

A questão às vezes é de bom senso – nem tanto ao santo e nem tanto ao diabo. A situação sempre merece uma avaliação, daí de modo precário, para completar um procedimento, é possível pedir auxílio de Aprendizes e Companheiros na inexistência de número suficiente de Mestres para compor a abóbada – questão de bom senso. 

Já no caso de substituição de Oficiais (Cobridores e Expertos) isso é completamente inadequado, pois cargos em Loja são prerrogativas de Mestres Maçons. 

T.F.A. 
PEDRO JUK
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.053 - Florianópolis (SC) – segunda-feira, 22 de julho de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário