Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 8 de março de 2024

TOQUE NA TRANSMISSÃO DA PALAVRA - REAA

(republicação)
Em 11/04/2018 o Respeitável Irmão Hercílio Labes Neto, Loja Cavaleiros da Paz, 164, REAA, Grande Oriente do Paraná (COMAB), Oriente de Curitiba, Estado do Paraná, pede o seguinte esclarecimento:

TOQUE NA TRANSMISSÃO DA PALAVRA PARA A ABERTURA E FECHAMENTO DOS TRABALHOS NO REAA

Minha dúvida é, nas aberturas e também nos encerramentos das sessões, magnas ou econômicas, quem deve dar o toque? Pelo nosso ritual, diz que o Venerável dará o toque e a primeira letra, o 1° diácono a 2ª e assim sucessivamente. Quando este desce até o altar do 1° Vigilante, ele deve dar o toque e a primeira letra? E o 2° Diácono, deveria aguardar o toque do 1° Vigilante, e dar o toque para o 2° Vigilante? Na minha lógica, quem pede a Palavra deveria dar o toque para provar que é Aprendiz Maçom, mas aí entra aquela do dá-me a primeira letra que eu vos darei a segunda.
Agradeço por sua atenção.

CONSIDERAÇÕES:

Não vou entrar no mérito do que menciona esse ou aquele ritual, até porque essa missão fica por conta daqueles que inserem procedimentos, cabendo a eles explicar convincentemente os porquês.

Nesse sentido vou deixar aqui, com explicações objetivas, qual deveria ser a prática correta na liturgia da transmissão da Palavra Sagrada por ocasião da abertura e encerramento dos trabalhos com a participação dos Diáconos, do Venerável Mestre e dos Vigilantes no REAA.

Antes, cabe esclarecer um aspecto importante e que não pode ser desprezado quando da execução dessa prática ritualística comum ao escocesismo simbólico. 

Essa observação diz respeito ao fato de que essa transmissão da Palavra Sagrada nada tem a ver com o telhamento, comum às verificações para se certificar da qualidade de um maçom, mas é sim um ato simbólico que relembra alegoricamente uma operação profissional comum aos tempos da Maçonaria de Ofício. 

Explica-se: nos tempos operativos, os Vigilantes (antigos wardens), por ordem do Mestre da Obra, literalmente, dentre outros, também exerciam o ofício de aprumar e nivelar os cantos da obra para que a jornada de trabalho pudesse ser iniciada. Também ao final dessa jornada os trabalhos eram assim conferidos para que se procedesse ao adequado encerramento. Objetivamente os Vigilantes eram os responsáveis pela elevação dos cantos da construção que a posteriori eram interligados pela elevação das paredes niveladas e aprumadas. Nessa oportunidade serviam como mensageiros no imenso canteiro operativo de obras os antigos “oficiais de chão”, ancestrais dos Diáconos da Moderna Maçonaria.

Desse modo, a Moderna Maçonaria, especulativa por excelência, através do REAA∴ revive simbolicamente essas práticas instituindo uma alegoria que envolve, no lugar das aprumadas e nivelamentos, a transmissão de uma palavra que, em estando ela devidamente transmitida e correta, isto é, justa e perfeita, ela simboliza a condição apropriada para se abrir e encerrar os trabalhos da Loja.

Em síntese os mensageiros (Diáconos) levam a palavra até os Vigilantes de modo que esse ato especulativo simbolize aquelas antigas práticas de ofício (nivelamento e aprumada) – isso explica o motivo pelo qual os Vigilantes trazem consigo o Nível e o Prumo como suas respectivas joias distintivas. 

É por essa razão que essa transmissão não é aquela relativa ao telhamento maçônico do Cobridor do Grau, mas sim é a uma transmissão adequada a um momento da liturgia e que se dá exclusivamente entre Mestres Maçons - nesse caso entre o Venerável, os Vigilantes e os Diáconos. É bom que se diga que cargos em Loja são preenchidos somente por aqueles que já tenham alcançado a plenitude maçônica.

Dados esses comentos, é sabido que iniciaticamente a palavra do Primeiro Grau é transmitida soletrada (infância), no Segundo silabada (juventude) e no Terceiro diretamente (maturidade).

Sob a óptica de que esse ato não é especificamente um telhamento, em qualquer situação aquele que transmite a Palavra a dá soletrada, silabada ou por inteira (conforme o Grau), porém sem que haja troca de letras ou sílabas com o outro protagonista. Em síntese, na liturgia da transmissão da Palavra para a abertura e o encerramento dos trabalhos os protagonistas não dividem entre si letras ou sílabas como ocorre no telhamento ordenado pelo Cobridor do Grau.

Segue então um resumo do procedimento da transmissão da Palavra Sagrada para a abertura e o encerramento da Loja no REAA: 

Tanto na abertura como no encerramento, o Primeiro Diácono é o que dá o Toque para receber a Palavra do Venerável e o que recebe o Toque para transmiti-la ao Primeiro Vigilante. Já o Segundo Diácono dá o Toque para receber a Palavra do Primeiro Vigilante e recebe o mesmo para transmiti-la ao Segundo Vigilante. 

A regra é simples. Nesse caso o Toque é dado apenas por aquele que solicita a Palavra para leva-la a outrem. Assim, quem transmite a Palavra não dá o Toque, mas o recebe como um pedido de alguém que quer a Palavra.

Destaco mais uma vez que isso não é telhamento, mas é um ato litúrgico que acontece pela razão já explicada. Ademais, não existe verificação pelo Cobridor do Grau entre Irmãos que ocupam cargos, já que eles foram previamente reconhecidos pelo Mestre de Cerimônias que os revestiu com as suas respectivas joias. 

Outra regra importante é a de que em qualquer situação, tanto no telhamento como na transmissão para a abertura e encerramento, a Palavra somente deve ser transmitida pelo Toque do Grau. Nesse interim não é demais lembrar que em Loja de Mestres o Toque do Terceiro Grau é composto pelos C∴PP∴PP∴ da Maç∴.

A questão é não confundir os procedimentos ritualísticos. A questão é de saber o que o ato ritualístico representa. Desse modo, quem assim não procede e apenas copia mecanicamente uma prática e a insere num ritual sem dela conhecer a razão, certamente estará incentivando o contraditório. 

Tenho dito, nenhum ato litúrgico existe na Maçonaria sem que para ele exista explicação, portanto, antes de simplesmente copiá-lo de rituais anacrônicos, perpetuando erros, melhor mesmo é antes procurar compreendê-lo.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário