Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 16 de março de 2024

PROCEDIMENTOS NO TELHAMENTO

Em 30/08/2023 o Respeitável Irmão Júlio César, Loja Caminho do Peabiru, 4343, REAA, GOB-PR, Oriente de Peabiru, Estado do Paraná, apresenta a dúvida seguinte:

PROCEDIMENTOS NO TELHAMENTO

Surgiu uma dúvida em Loja esses dias e, entre os Irmãos. houve uma divisão sobre a opinião.

Quando do Irmão for telhado, há a necessidade de ele dar os passos do grau e posteriormente saúda as luzes, ou ele se posta entre colunas e espera o questionamento.

CONSIDERAÇÕES:

 Veja, antes é preciso não confundir entrada formal em Loja (pela Marcha do Grau) e o questionário utilizado em alguns ritos, com o telhamento minucioso (exame) de um maçom.

Pois bem, a Marcha ou Passos do Grau é um procedimento de formalidade iniciática adotado por alguns ritos maçônicos, ou seja, nesses ritos todas as entradas em Loja depois da sua abertura são formais. À vista disso, nos ritos que assim procedem, faz-se primeiro a Marcha do Grau seguida da saudação às Luzes, e ainda, se o Venerável desejar ele aplica o telhamento pelo questionário. 

Esse procedimento está longe da outra forma mais minuciosa que é o exame feito a um Irmão desconhecido. Nesse caso aplica-se um exame completo e deve ser feito, de acordo com o rito, por um dos Expertos, ou mesmo o Cobridor Externo, ou ainda outro Irmão experiente, fora de Loja. 

Esse telhamento é na verdade o ato de se verificar pelos Sinais, Toques e Palavras, além do exame, se possível, dos documentos do visitante, cujos quais serão enviados ao Orador, ou outro representante da Lei, para as devidas constatações.

Eis o porquê de não se receber irmão desconhecido após a abertura dos trabalhos, já que isso demanda de prudência, portanto, sem pressa.

Então, são dois os casos de telhamento, o da entrada formal, de acordo com o Rito aplicado a irmãos conhecidos em Loja aberta pela Marcha do Grau, saudação às Luzes e questionário, e outro, mais complexo, pertinente ao telhamento de um Irmão desconhecido que ocorre fora de Loja em local reservado. Esse exame deve ser feito antes do início dos trabalhos, portanto, o Irmão desconhecido também deve colaborar chegando com antecedência para se submeter a essas formalidades exigidas.

Ao concluir, vale salientar que os ritos maçônicos se diferenciam entre si em muitas particularidades, portanto é enganoso pensar que todos os procedimentos são universais entre os ritos maçônicos, destacando os de vertente latina e os anglo-saxônicos.

T.F.A.
PEDRO JUK – SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário