Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 22 de março de 2024

CIRCULAÇÃO E RETÁBULO DO ORIENTE

(republicação)
Questão apresentada pelo Respeitável Irmão Ruy Mar Nunes, Mestre de Cerimônias da Loja Amor e Luz 1.159, REAA, GOB, Oriente de Pires do Rio, Estado de Goiás.
ruymarnunes@yahoo.com.br

Gostaria da ajuda do Irmão para esclarecer duas dúvidas: 

1 - A circulação no Ocidente é feita no sentido horário, logo após a entrada do cortejo ou somente depois da abertura ritualista? O ritual na pag. 42 não especifica quando deve iniciar a circulação ritualista. 

2 - O Ritual na pag. 14 diz "Na parede do fundo, no Oriente, em um painel, são representados os astros do dia e da noite (Sol e Lua), ficando o Sol à direita do V.M. e a Lua, em quarto crescente, à esquerda do V.M.” Pesquisei a respeito e encontrei em Rituais antigos ora o Sol à esquerda e a Lua à direita do V.M. ora o contrario. Acho estranho o Sol está no Lado Norte o lado escuro do Templo, onde tem assento os Irmãos Aprendizes e onde fica a Pedra Bruta. Qual seria a posição correta?

Considerações:

1 – Assim que o Venerável Mestre tomar assento e pronunciar – Irmãos; ajudai-me a abrir a Loja – os procedimentos para a abertura obedecem à ritualística. O que é na oportunidade abolido é apenas o Sinal, salvo aquele previsto no reconhecimento pelo Primeiro Vigilante, ou pelos Vigilantes conforme o Grau. Assim, procede-se normalmente com a circulação horária no Ocidente, bem como se faz o ingresso no Oriente pelo seu lado nordeste e a sua saída pala banda sudeste. 

2 – O Painel que o Irmão se refere trata-se do Retábulo do Oriente. O Sol do Retábulo se refere ao cargo do Orador donde emanam as Leis, enquanto que a Lua ao Secretário como luz reflexa que absorve as anotações. 

Essas duas luminárias são correspondentes às duas outras verdadeiras Dignidades no Rito Escocês Antigo e Aceito que em conjunto com as Três Luzes compõem as “cinco Dignidades”. 

Cabe aqui então uma pequena consideração. Infelizmente no GOB, as Dignidades de uma Loja são confundidas com cargos eletivos, no que é dado o equivoco de considerar os cargos como Dignidades alterando a tradição de cinco para sete. Se assim está escrito e aprovado temos que cumprir, porém não nos impede de apontar o engano. 

Quanto ao “estranho” pela sua referência do lado Norte e o Sol, este nada tem a ver com a Coluna do Norte e os Aprendizes, pois nesse particular a referida Coluna está posicionada no Ocidente (da balaustrada até a parede ocidental), enquanto que a banda do Oriente é um quadrante de onde vem a Luz. 

No tocante aos rituais antigos, devo salientar que em não raras vezes antiguidade não é sinônimo de qualidade verdadeira, pois esses rituais às vezes estão equivocados e por outras vezes pertencem a outro Rito. 

Tradicionalmente a Dignidade do Orador toma assento no Oriente à sua esquerda do ponto de vista de quem entra. 

Ainda em relação ao Sol e a Lua, a posição disposta no Retábulo, também se apresenta análoga a do Painel da Loja. 

Finalizando e registrando um esclarecimento o Sol e a Lua do Retábulo não possuem a mesma representação alegórica do Astro e do Satélite dispostos na abóbada celeste. 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.059 - Florianópolis (SC) – domingo, 28 de julho de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário