Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 3 de março de 2024

BREVIÁRIO MAÇÔNICO

ENIGMA

Para compreensão mais clara e simples do que possa ser um enigma, basta contemplarmos, no Cairo, Egito, a esfinge que ao lado das três maiores pirâmides está a desafiar a argúcia dos sábios.

Passam-se os séculos e ninguém define sobre aquela gigantesca estátua (monumento) que tem corpo de leão e cabeça de mulher.

Na Maçonaria temos muitos enigmas de difícil interpretação, chegando a depender da fé do maçom, pela dificuldade de encontrar um esclarecimento adequado.

A força da Cadeia de União é um enigma; a palavra “Huzzé”; as posturas em Loja; o grito de socorro são outros enigmas que somente a experiência poderá definir.

A vidência, a visão espiritual denominada de “terceira visão”, o toque, o aperto de mãos, as marchas, enfim, dezenas de enigmas desafiam os maçons diariamente.

Porém, o maior dos enigmas que o homem tenta desvendar, milímetro por milímetro, é o próprio homem!

A meditação lenta e constante contribui para o desenvolvimento desse mistério, desse enigma da Natureza e de Deus.

É dito que o homem, ao transpor o umbral da morte, receberá todo o esclarecimento que o preocupa.

No entanto, o ideal seria que cada um pudesse desvendar a si mesmo.

Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino, - 6. Ed. – São Paulo. Madras, 2014, p. 136.

Nenhum comentário:

Postar um comentário