Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 2 de março de 2024

MAÇONS FAMOSOS

Este é Tommaso Crudeli (Itália, 1702 – 1745). Poeta, Médico e mártir da Inquisição. Foi Iniciado na Itália em uma Loja Inglesa: uma ramificação da Grande Loja da Inglaterra e a primeira Loja Maçônica italiana (fundada em Florença em 1731).

Considerando que naquela época a sua Loja Maçônica era, presumivelmente, a única funcionando na Itália, é de se supor que a famosa Bula "In eminenti apostalatus specula", com a qual o Papa Clemente XII, em 1738, excomungou os membros da Maçonaria, fosse dirigida propriamente àquela Loja de Florença. Pois, em 1736 essa Loja começou a ser investigada pela Inquisição da Igreja Católica Romana e em 25 de junho de 1737 a Loja foi condenada pelo Chefe Inquisidor.

Em 9 de maio, Tommaso Crudeli foi detido e questionado sobre sua ligação com a Maçonaria. O Interrogatório foi iniciado apenas, em 10 de agosto de 1739. Torturado, exigiram dele os “segredos” da Maçonaria. Diante da sua negativa de revelar, e de apesar de afirmar sua crença em Deus, permaneceu preso até abril de 1741. Com sua saúde totalmente debilitada, faleceu em janeiro de 1745. Foi o primeiro Maçom vítima da intolerância e da perseguição religiosa.

A Loja que foi Iniciado era composta por cerca de sessenta membros: apenas 8 florentinos, alguns escoceses e irlandeses, incluindo dois padres agostinianos no igreja de Santo Spirito (Denhey e Flood) e, finalmente, um austríaco (Van der Stosch). Tommaso Crudeli é considerado um mártir da Maçonaria.

Fonte: Facebook_Curiosidades da Maçonaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário