Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 14 de março de 2024

DÚVIDAS NA TRANSFORMAÇÃO DA LOJA

(republicação)
Em 19/04/2018 o Respeitável Irmão José Tonete Sobrinho, Loja Guaicurus, 4.137, REAA, GOB, Oriente de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul, apresenta a questão seguinte:

DÚVIDAS NA TRANSFORMAÇÃO DA LOJA

Gostaria de estar trocando experiências e sanando dúvidas dentro dos graus simbólicos do REAA. Nas transformações do grau 1 ao 2 ou 3 no ritual de 2009 não consta a mudança do painel, somente do esquadro compasso e sinal. Qual o correto, pois aprendi da minha iniciação em 1999, que todas as transformação passam de grau em grau fazendo a transformação do Compasso e Esquadro, ascendimento das velas, troca de sinais e mudança de painel grau a grau retirando os Irmãos não pertinentes ao grau.

CONSIDERAÇÕES:

É bom que se diga que estamos tratando do REAA∴ 

No que diz respeito aos rituais do GOB em vigência nesse Rito, uma Loja pode ser transformada de acordo com as suas necessidades e depois retomar os trabalhos no grau em que ela fora originalmente aberta naquela oportunidade. 

Assim, consta no ritual do Segundo Grau a transformação da Loja do Grau 01 para o Grau 02, e o seu retorno; bem como no Ritual do Terceiro Grau a transformação do Grau 02 para o 03, e o seu retorno.

No que diz respeito à transformação do Primeiro para o Segundo Grau o ritual deixa a desejar por estar incompleto, já que ele prevê apenas e tão somente a alteração do Esquadro e do Compasso, faltando ainda à leitura pertinente do Livro da Lei, a troca do Painel e o acendimento das Luzes litúrgicas de acordo como o Grau de Companheiro. Infelizmente é assim que nele atualmente está previsto, porém deveria exarar o procedimento completo e não apenas parte dele. Na realidade é uma falha que precisa ser corrigida.

Já no caso da transformação do Segundo para o Terceiro Grau, o ritual está correto, pois nesse caso ele prevê todo o procedimento – readequação do Esquadro e do Compasso, leitura, acendimentos das demais Luzes e exposição do Painel.

Obviamente que a troca de Sinais, a cobertura àqueles que ainda não possuem grau necessário, assim como a verificação (telhamento) estão corretamente previstos em ambos os rituais. A forma incompleta se dá apenas na transformação do Primeiro para o Segundo Grau como foi anteriormente mencionado.

Nesse particular, alerto ao Irmão que antes verifique se os seus rituais de 2009 estão atualizados, pois algumas correções já constam nos rituais impressos mais recentemente, mas que lamentavelmente, por falta de comunicação, as Lojas ainda não estão sabendo – os rituais foram alterados e reimpressos com o mesmo Decreto da edição de 2009.

Outro comentário pertinente é o de que também constam informações sobre alterações nos rituais e que podem ser acessadas no Poder Central em Ritualística – Grande Oriente do Brasil. Vale a pena consultar esse endereço eletrônico para se manter atualizado (para tal é necessário estar de posse do GOB-CARD).

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário