Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 8 de março de 2024

O MAÇOM ALEIJADINHO

Não há registro documental afirmando ter sido Antônio Francisco Lisboa iniciado maçom (Essas coisas aliás, à época, não se divulgavam), mas nós não alimentamos nenhuma dúvida a esse respeito, e se não o foi, não desmerece o preito de gratidão que lhe presta a Loja Maçónica Antônio Francisco Lisboa n.° 24, Oriente de Baurú-SP.

Quem observe atentamente as suas obras, notará uma gama de impressões e detalhes de cunho maçônico ou identificadores da presença da Maçonaria na vida do artista.

É comum, na obra do Aleijadinho, a presença de abóbadas celestes, colunas, romãs, garras, prumo, níveis, adros e a presença das letras: "M.", "G", "I'', "N, ''_H" e "C", entre outras, encontradas nos mantos, túnicas e estolas dos profetas em púlpitos, lavabos e nos inúmeros entalhes escultórios em madeira e em pedra sabão, matéria-prima das suas obras. Algumas dessas letras sugere abreviaturas de grande significado maçônico. como por exemplo, "I.N.R.1" ; "G.C" - (Grau de Companheiro) e "G" (Geômetra). 

A obra de Marilei Moreira Vasconcelos (Aleijadinho-Iconografia Maçônica), destaca muitos desses sinais identificadores e diz que o Aleijadinho foi iniciado na "Loja Maçônica Vida Eterna" do Tejuco (Diamantina atual), quando os sinais da moléstia não tinham se manifestado.

Fonte: omalhete.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário