Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 7 de março de 2024

DÚVIDAS RITUALÍSTICAS

(republicação)
Questão apresentada em outubro de 2.010 e recuperada em 06 de abril de 2.013. O Respeitável Irmão Wagner José Costa, Mestre Maçom da Loja Sinarchia 52, sem declinar o nome da Obediência e do Rito praticado, Oriente de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul, apresenta a seguinte questão.
wagner.j.costa@pfizer.com

Gostaria de esclarecimento sobre dúvidas que presenciei em Loja: 

1 - Quando da apresentação de trabalhos dos Irmãos Aprendizes e/ou Irmãos Companheiros, o Venerável Mestre deve descobrir-se?

2 - Quando houver decifração de Decretos, todos os Irmãos deverão estar de Pé e a Ordem?

CONSIDERAÇÕES:

Vou tentar dar uma resposta genérica, já que não me foi informado a Obediência. Nesse sentido, às vezes os procedimentos se diferenciam de Obediência para Obediência, todavia geralmente ocorre o seguinte: 

1 – Não existe razão alguma para o Venerável se descobrir quando da apresentação de Peças de Arquitetura. A atitude de se descobrir está no ato da leitura do Livro da Lei e durante os juramentos. Fora isso, é mera invenção. É oportuno aqui salientar que em muitos rituais em vigência no Brasil não está prevista a cobertura do Venerável. Todavia, no caso do Rito Escocês Antigo e Aceito, tradicionalmente apenas o Venerável usa chapéu negro desabado nos graus de Aprendiz e Companheiro enquanto que no de Mestre todos devem usá-lo. Existem ritos que usam a cartola, enquanto que em outro, todos usam chapéu desabado, inclusive Aprendizes e Companheiros. 

2 – Como dito, algumas Obediências assim procedem. No Grande Oriente do Brasil, por exemplo, esse costume não é observado mais. 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.051 - Florianópolis (SC) – sábado, 20 de julho de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário