Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 12 de março de 2024

APRENDIZES PORTAM ESPADAS?

(republicação)
RECONSIDERAÇÃO - EQUÍVOCO NA RESPOSTA. RESPOSTA PUBLICADA NO JB NEWS 1.052 E 1.053– 21 E 22/07/2013. 

Como ser humano que sou e passível aprimoramento cometi um deslize na resposta dada ao Respeitável Irmão Fabrício Gentil da Silva publicada no JB NEWS nº 1.052 e repetida no nº 1.053 datados de 21 e 22 de junho de 2.013 respectivamente.

A questão: Enviei há algum tempo uma consulta para o e-mail do Irmão sobre se no Rito Escocês Antigo e Aceito, Aprendizes podem portar espadas. Eu aprendi que não, mas numa Iniciação, o Delegado Distrital, que presidia a Sessão, autorizou os Aprendizes a comporem a abóbada de aço. Isto está correto? 

Resposta publicada com o equívoco da minha parte:

CONSIDERAÇÕES: No Rito Escocês Antigo e Aceito na sua tradição apenas aos Mestres e dado o direito de empunhar espada ou no caso de alguns Oficiais (Cobridores e Expertos) portarem espadas. Como existe a passagem ritualística na Iniciação, os Mestres em dado momento apontam espadas para o Iniciando. Também existem as comissões de recepção para a abóbada de aço e a guarda de honra do Pavilhão Nacional, cujos componentes destas são Mestres Maçons. A questão às vezes é de bom senso – nem tanto ao santo e nem tanto ao diabo. A situação sempre merece uma avaliação, daí de modo precário, para completar um procedimento, é possível pedir auxílio de Aprendizes e Companheiros na inexistência de número suficiente de Mestres para compor a abóbada – questão de bom senso. Já no caso de substituição de Oficiais (Cobridores e Expertos) isso é completamente inadequado, pois cargos em Loja são prerrogativas de Mestres Maçons. T.F.A. PEDRO JUK jukirm@hotmail.com abril/2013. 

RECONSIDERAÇÃO 

CONSIDERAÇÕES: 

No Rito Escocês Antigo e Aceito na sua tradição apenas aos Mestres é dado o direito de empunhar espada, ou no caso por dever de ofício, alguns Oficiais - Cobridores e Expertos (cargos em Loja são privativos de Mestres Maçons). Além do dever de ofício de alguns, ainda existe a passagem ritualística na Iniciação quando em dado momento apontam-se espadas para o Iniciando, também existem as comissões de recepção para executar a abóbada de aço e a guarda de honra do Pavilhão Nacional, cujos protagonistas, pelo uso da espada, devem ser Mestres Maçons. Assim, pelo considerado, Aprendizes e Companheiros não podem participar desses procedimentos. Na questão do bom senso e para não se ferir a concepção iniciática, nas oportunidades em que possa existir número de Mestres reduzidos, seria de melhor geometria reduzir o número de componentes nos procedimentos, nunca completa-las com Aprendizes e Companheiros. 

Quero externar aqui os meus agradecimentos aos Irmãos Nilson do GOB-GO e Pasolini do GOB-ES que atentos às orientações, imediatamente me questionaram pelo equívoco por mim cometido. 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com 
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.054 - Florianópolis (SC) – terça-feira, 23 de julho de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário