Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 3 de novembro de 2020

SAUDAÇÃO E COBRIDOR INTERNO

SAUDAÇÃO E COBRIDOR INTERNO 
(republicação)

Em 16/05/2016 o Respeitável Irmão Joaquim Iran de Souza Nunes, Loja Bento Gonçalves, REAA, GOB, sem declinar o nome do Oriente, Estado do Rio Grande do Sul, solicita a seguinte informação: jisnunes@hotmail.com 

Mais uma vez volto à presença do Irmão para sanar uma dúvida. O Venerável de minha Loja apresentou uma instrução referente à Circulação em Loja. A meu ver modificando tudo o que havia ultimamente aprendido. Eis: No ocidente faz-se saudação ao Delta toda vez que cruzar o eixo. O Guarda Interno senta no eixo (frente a frente com o Venerável); Questionado por mim, o mesmo mostrou-me essa modificação que teria sido oriunda de um seminário. Esse seminário é legal?

CONSIDERAÇÕES:

Nem esse seminário, nem essa aberração ritualística podem ser considerados legais. 

1 - A circulação em Loja no REAA∴ é feita somente no Ocidente e no sentido horário, sempre que um Irmão em deslocamento passa da Coluna do Norte para a do Sul, ou vice-versa. 

Na mesma Coluna, não existe circulação. O limite entre uma e outra Coluna é o eixo longitudinal imaginário (equador do Templo) e Ocidente é todo o espaço do recinto da Loja que se limita na sua largura pelas paredes Norte e Sul e no seu comprimento pela parede oriental até o desnível (degrau e balaustrada) do Oriente. No Oriente não existe circulação, apenas existe a regra de que nele se ingressa vindo da Coluna do Norte e dele se retira para a Coluna do Sul. 

A saudação é feita pelo Sinal do Grau e apenas ao Venerável Mestre quando se entra e sai do Oriente em Loja aberta ou quando da entrada formal em Loja depois do início dos trabalhos logo após a Marcha do Grau – nesse caso saúdam-se as Luzes da Loja (o Venerável, o Primeiro e o Segundo Vigilante). 

Um Obreiro ao entrar ou sair do Oriente, estando com a(s) mão(s) ocupada(s), faz apenas uma parada rápida e formal, sem inclinação com o corpo ou maneio com a cabeça. Não há nenhuma saudação ao Delta, nem no Ocidente e nem no Oriente. Ratifica-se: saudação é feita apenas e tão somente ao Venerável Mestre ou às Luzes da Loja conforme as passagens anteriormente mencionadas. 

2 - O Cobridor Interno toma assento no interior do Templo na Coluna do Sul, junto à porta. Estando presente também o Guarda Externo no interior, ele senta em posição análoga ao do Cobridor Interno, porém na Coluna do Norte. Nem o Cobridor Interno e nem o Guarda Externo ocupam lugar sobre o eixo do Templo. 

Concluindo, alerto que esse nosso Venerável Mestre (e o Orador também) precisa urgentemente consultar o Ritual em vigência (edição 2009) do GOB∴, ao contrário de ficar “inventando” procedimentos hauridos de seminários que possam tenham determinado essas barbaridades ritualísticas. 

T.F.A. 
Pedro Juk - jukirm@hotmail.com 
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.279– Gramado (RS) – segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário