Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 15 de novembro de 2020

NEM NÚ NEM VESTIDO

NEM NU NEM VESTIDO
IIr∴ .George André Willrich Sales
José Anselmo Manhani Di Luccio
ARLS Cavaleiros Noaquitas no 169 - GOP
Or∴ de Santos - SP

Após ser privado de seus metais o candidato maçom é despojado de partes de

suas roupas do seguinte modo e significado...


Definição de Dicionário: Expressão que define o candidato a maçom antes de sua iniciação, significa adotar uma postura humilde e neutra.

Explicando melhor a expressão trata da simbologia de preparação física do recipiendário (candidato a maçom) para que o mesmo adentre ao templo maçônico, no qual será testado.

A preparação dá-se da seguinte forma:

Após ser privado de seus metais o candidato maçom é despojado de partes de suas roupas do seguinte modo e significado:

* Braço e peito esquerdos descobertos;

O coração descoberto, em sinal de sinceridade e de franqueza, além disso, a desnudez do coração figura a ausência de todo preconceito, ódio, convencionalismo, que impedem a manifestação sincera de todos os sentimentos.

* Perna e joelho diretos desnudos;

Para marcar os sentimentos de humildade que devem ser os do iniciado, além disso, a desnudez do joelho direito simboliza a ausência de vanglória, o orgulho intelectual que impede a genuflexão ou inclinação do joelho ante o altar da Verdade.

* Pé esquerdo descalço.

Em sinal de respeito onde toda caminhada decidida é feita começando-se com o pé esquerdo, além disso, a desnudez do pé esquerdo é a marcha na senda, a marcha para o templo, para bater à sua porta em busca da luz e Verdade.

Na busca de mais informações sobre a expressão Nem nu nem vestido”, encontrei também o Simbolismo Astrológico dessa preparação, o qual extraio na íntegra do livro A Simbologia Maçônica de Jules Boucher:

“Essa preparação física do Recipiendário por um simbolismo astrológico; ela estabelece uma relação entre as partes descobertas do corpo e os signos do Zodíaco.

As partes do corpo do Recipiendário postas a nu: garganta, ombro, braço esquerdo, coração, joelho e perna direita, pé esquerdo, ou seja Touro, Gêmeos (lado passivo), Leão, Capricórnio e Aquário (lado Ativo), e, enfim, Peixes, constituem uma aplicação do Zodíaco filosófico.

Touro é o símbolo do trabalho, da perseverança e do desinteresse; é também o emblema da obediência e da força, e o significado desse signo é confirmado pelo devotamento ao serviço e pelo amor fraterno representado por Peixes (aqui, do lado passivo). Pelo contrário, os dois primeiros signos:

Capricórnio e Aquário (joelho e perna) estão em atividade (lado direito); eles representam, astrologicamente, o serviço universal. O Leão (coração) encontra sua manifestação no Amor perfeito, criador da harmonia universal, o signo dos Gêmeos vem completar o conjunto desses símbolos e formar um contrapeso para os signos de serviço. É a razão equilibrando a sensibilidade.”

Fontes:

- A Simbologia Maçônica, Jules Boucher, Editora Pensamento, 10° Edição, 1997
- Grau do Aprendiz e seus Ministérios, Jorge Adoum, Editora Pensamento, 16° Edição, 1995
- Dicionário Secreto da Maçonaria, Sérgio Pereira Couto, Editora Universo dos Livros, 1° Edição, 2006

Fonte: JBNews - Informativo nº 069 - 08/11/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário