Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

O CÃO

O CÃO
Ir∴ Valdemar Sansão

O cão é de todos os animais o mais fiél ao homem . Tornou-se um animal simbólico pelas qualidades que possui, pela fidelidade e sua utilidade e zelo no cumprimento do dever e muito especialmente, por farejar ou seguir a pista de alguém, sendo considerado o mais inteligente de todos os animais.

Pela formosura de suas formas, sua vivacidade, ligeireza, se fizeram apreciar pelo homem. Embora possa ele ser contado entre os animais mais temíveis, torna-se facilmente domestificável e pacífico.

Compreende numerosas variedades gosta de carinho e deseja tornar-se agradável. A todas estas qualidades, sobressai a fidelidade que supera qualquer prova. Por isso, nada mais natural, pois, que este notável e inteligente animal, seja tão útil quão necessário ao homem.

Entre os romanos era o símbolo de afeto e de fidelidade. Fizeram-no inseparável de Mercúrio, porque este era reputado como o mais vigilante e astuto de todos os deuses.

Segundo lenda maçônica, tiveram parte muito ativa no descobrimento dos assassinos de Mestre Hiram, cujo cadáver, oculto debaixo de um montão de escombro, foi descoberto por um cão.

Que bom seria que o homem entendesse, tal qual o cão, o significado da promessa de manter-se perseverante, quanto a convicções, idéias e ideais, no cumprimento das resoluções tomadas (juramentos), no apoio e solidariedade a alguém ou por todos os aspectos.

Sem Honra e Lealdade, não pode haver Fidelidade entre os homens. Também a Maçonaria considera a mão direita como o símbolo da Fidelidade.

Fonte: JBNews - Informativo nº 070 - 09/11/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário