Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

CARTA A UM JOVEM MAÇOM

Irmão Anderson Vasconcelos
ARLS Adolfo Barbosa Leite no3341 – Rio Branco
GOB/GOB-AC

"COMO UM HOMEM PENSA EM SEU CORAÇÃO, ASSIM ELE É". (Salomão)

Meu Jovem Maçom, você foi iniciado na MAÇONARIA. Ela, que é chamada de SUBLIME ORDEM que tem um valor incomparável e que coloca o ser em harmonia consigo mesmo.

Então, em uma sublime ordem, deve iniciar um sublime homem, na sua maior concepção de natureza, desenvolvido em todos seus aspectos. E é isso mesmo.

Naquele momento em que você foi transformado de homem comum em Maçom, em homem sublime, começou a descobrir a SUBLIME ORDEM INTERIOR que deverá desenvolver nesta caminhada. E que será amplamente favorável a você se cumprir o que prometeu perante o testemunho ou não de demais irmãos . Aí começará uma grande luta contra você mesmo para buscar a ORDEM, a ORDEM SUBLIME.

Esta SUBLIME ORDEM não é algo abstrato, não é algo intocável, nem sobrenatural.

"EU LHE PEÇO QUE COMPREENDA QUE VOCÊ PARTICIPA DE UM GRUPO DE SERES HUMANOS EM BUSCA DE CONHECIMENTO E CRESCIMENTO E NÃO DE UMA ASSEMBLÉIA DE ANJOS".

Ela será o que dela você fizer. Ela será a materialização de toda a ESCALA DE VALORES que você recebeu, meu caro JOVEM MAÇOM. Da sua família, de seus estudos anteriores, de sua ação profissional e da vida que demonstrou que tinha para ser convidado a ser MAÇOM. Esta história de vida, esta trajetória que está com você deverá ser aprimorada com aquilo que a MAÇONARIA propicia com seus SABERES RELEVANTES. Para tornar- se , com o que viu em nossos rituais, um CONSTRUTOR SOCIAL.

Você não é mais um homem comum, foi escolhido para ser aquilo que os homens de bem devem ser: além de melhores, EXEMPLARES. É sim uma grande responsabilidade. Mas não temos acordo com o tempo para fazer isso, devemos simplesmente fazer.

Não houve de parte de ninguém, e nem da própria instituição , algo obrigatório para fazer. Mas o despertar de tuas potencialidades para fazer.

Sim, vai depender de você.

Assim, como os vestibulandos que passam no vestibular para um certa faculdade, sabem que são eles que cursarão a faculdade. Aqui nesta SUBLIME ORDEM também é a mesma coisa. É você, meu caro JOVEM MAÇOM, quem deverá cursar este curso de CONSTRUTOR SOCIAL.

Serão anos de compreensão de coisas novas, de visões diferenciadas , de ações sólidas e de encontro com alguém muito especial.

FILOSOFIA, ARITIMÉTICA, SOCIOLOGIA, MATEMÁTICA, PSICOLOGIA, RETÓRICA, INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, ESPIRITUALIDADE, TRABALHO EM GRUPO, ECONOMIA, DIREITO e tudo mais que possa fazer de você um CONSTRUTOR SOCIAL. E que sejas o melhor dos seres , seja o SER POLÍTICO.

Não o POLÍTICO da POLITICAGEM, mas o POLÍTICO da POLIS, aquele, que bem preparado e bem consciente de sua MISSÃO, atua na POLIS, ou seja na CIDADE para o BEM COMUM, que para nós é "O TORNAR FELIZ A HUMANIDADE".

E atuar na CIDADE pode começar sendo um melhor membro de sua família, em todas as funções que lá temos, FILHO, IRMÃO, ESPOSO, PAI, GENRO, etc.. Mostrando que com esses SABERES RELEVANTES, tornando-se um novo homem, começaremos a mudar o nosso meio social.

Nesta SUBLIME ORDEM encontrará o EGOÍSMO.

Defrontando com ele, deverá transformá-lo em ALTRUÍSMO.

Encontrará a VAIDADE .

Defrontando com ela, deverá transformá-la em HUMILDADE.

E não em servilismo, mas aquele que sabe o seu espaço e tamanho.

Quem faz assim, tem uma autoestima elevada. Se aceita e age colocando-se no lugar do outro com correção.

Encontrará a FALTA DE ÉTICA . Defrontando com ela, deverá transformá-la em ÉTICA.

Ação daquela CADEIA DE VALORES que trouxe, ampliada com aquilo que aqui é ensinado.

Encontrará a INVEJA. Defrontando com ela, deverá transformá-la em AUXÍLIO FRATERNO.

Encontrará o RANCOR . Defrontando com ele, deverá transformá-lo em PAZ e CONCÓRDIA. Sendo TOLERANTE de coração e de ação.

Também encontrará a TRAIÇÃO . Defrontando com ele, deverá transformá-lo em LEALDADE. Típica postura de homens de bem. Ainda assim, é indispensável seguir sem desânimo.

Suamos sem repouso pela montanha escarpada: vencendo desertos, superando dificuldades, varando nevoeiros, eliminando obstáculos.

Encontrará aqui todas as mazelas humanas, que transformadas em BENÇÃOS HUMANAS, tornam esta instituição uma SUBLIME ORDEM. Aliás, esta que é a principal missão do MAÇOM.

TORNAR-SE SUBLIME. ELE QUE É O MAIS IMPORTANTE.

"A MAÇONARIA FOI FEITA PARA O MAÇOM".

Mesmo seguindo devagar na caminhada, seguirá sempre caminhando. Nasce a floresta de sementes insignificantes. A estrada mais longa é pavimentada, metro a metro.

Assim, meu jovem MAÇOM, é a caminhada de quem transformou-se em CONSTRUTOR SOCIAL.

E você, meu caro JOVEM MAÇOM, deverá para tal direcionar seus olhares para os melhores, para os mais íntegros e os mais atuantes.

Serão eles, pelos seus exemplos de CONSTRUTORES SOCIAIS, que darão sentido ao curso desta caminha e que lhe possibilitarão cursar esta SUBLIME ORDEM.

"QUEM FALA E NÃO FAZ É COMO O PROFESSOR QUE NÃO PREPARA A AULA, NÃO MERECE CONFIANÇA".

A possibilidade de um bom curso será motivado pelo empenho daqueles que lhe dão atenção. Por aqueles que se preocupam em passar e facilitar conhecimento, ou pelos que compartilham conhecimento, sem mistério, sem bobagens.

Você, para ser um bom profissional, deve ter se cercado dos melhores, dos que conhecem, assim é aqui também. Acerque-se dos melhores, ouvindo e vendo suas ações, e saberá discernir quem são.

A SUBLIME ORDEM permite com tolerância e inteligência saber quem são os comprometidos e interessados no bem de todos. Ela não é ingênua, tentam fazê-la, mas não é.

Meu JOVEM MAÇOM, assim como na faculdade há semestres, aqui há graus. Que é a escala para chegar à FORMATURA e para receber o DIPLOMA.

APRENDIZ
COMPANHEIRO
MESTRE

Isso é universal, é o que vale, e é o que fará você ser o que a SUBLIME ORDEM deseja, SUBLIME HOMEM, SUBLIME MAÇOM.

Assim deve ser o MESTRE.

Você ouvirá e lerá várias histórias que servirão somente para você.

E é com você que a SUBLIME ORDEM conta, o seu juramento foi com ela.

Esta SUBLIME ORDEM, lamento informar isso, NÃO É FÁBRICA DE APRENDIZ, é sim FORMADORA DE MESTRE. Esta é a sua função e a sua missão: fazer com que um JOVEM MAÇOM se torne MESTRE.

"MESTRE INICIALMENTE DE SI MESMO".

Por isso, as provas nas mais variadas caminhadas deverão ser superadas com CORAGEM, AÇÃO e FORÇA , para que você possa vencer os seus próprios medos e os obstáculos colocados no caminho pela VAIDADE, pelo EGOÍSMO, pela INVEJA , pelas TRAIÇÕES e etc..

É sim uma caminhada humana. É o HOMEM que esta SUBLIME ORDEM quer capacitar para resolver os vários problemas sociais atuais. E que não fogem dos problemas da humanidade desde suas tenra existência. São as falhas espirituais que levam aos fracassos na vida. Compreendendo isso, você começou a caminhada na SUBLIME ORDEM.

Dê um tempo em sua vida, meu JOVEM MAÇOM, para estudar, meditar e agir a partir de suas reflexões interiores para o bem de sua VIDA MAÇÔNICA.

Ela será a diferença, que te dará alegria de ser um ser consciente e completo , que aproveitou a dádiva da vida, uma encarnação bem aproveitada. Esta é a oportunidade que esta SUBLIME ORDEM lhe proporciona: SER SUBLIME, encontrar-se consigo mesmo.

"Na arena da vida humana, as honras e as recompensas pertencem aos que colocaram em prática suas boas qualidades." (Aristóteles)

Meu caro JOVEM MAÇOM, assim fiz minha caminhada, olhando para os melhores, separando o que servia do que não servia, me posicionando com firmeza baseada no conhecimento e vendo que quem faz muda, quem quer ser bom estuda, quem quer ser maçom ajuda, que quer ser ético trata a todos com justiça.

Só assim, meu JOVEM MAÇOM, você poderá um dia em frente ao ESPELHO, falar para si mesmo que por SERVIR, TORNOU-SE MESTRE, OU LÍDER.

"É ESTE LÍDER QUE MUDA A SOCIEDADE, QUE DESCOBRE CAMINHOS, QUE TRANSFORMA CHUMBO EM OURO, QUE TRANSFORMA IGNORÂNCIA EM SABER".

ESTE MESTRE, ESTE LÍDER, É O QUE QUERO VER NO FUTURO DA MAÇONARIA, QUE É VOCÊ JOVEM MAÇOM.

E O FUTURO JÁ COMEÇOU.

FORÇA, CORAGEM, ÉTICA E AÇÃO.

E UM DIA A VOZ DA CONSCIÊNCIA DIRÁ PARA VOCÊ MESMO :

VALEU APENA.

SOU UM VERDADEIRO MESTRE, MESTRE DE MIM MESMO. ASSIM FIZERAM OS GRANDES E O MAIOR DELES, O MESTRE DOS MESTRE FOI O QUE MAIS SERVIU. POR ISSO LIDEROU.

Meu Jovem Maçom, a caminhada está aberta para ser feita, depende de você, mas se precisar de uma mão amiga, aqui está para acompanhá-lo e incentivá-lo. O seu juramento foi o mesmo que eu fiz.


SEJA A CONSTELAÇÃO BRILHANDO NA NOITE, SEJA O SOL TRANSBORDANDO CALOR E LUZ.

VALE A PENA SER MAÇOM APROVEITE A OPORTUNIDADE.

BOA SORTE.

Fraternalmente.

CARLOS AUGUSTO GABECH PEREIRA DA SILVA CRIADO NA MAÇONARIA.

EX:.V:.M:.

CINQ:. BEN:. AUG:. E RESP:. LOJA SIMB:. OBREIROS DE SÃO JOÃO Nº 42.

Texto do livro do GRUPO SEMEAR

Fonte: JBNews - Informativo nº 0180 - 23/02/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário