Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 24 de setembro de 2022

DÚVIDA NO GRANDE SINAL - SIN⸫ DE H⸫

(republicação)
Em 01/11/2017 o Respeitável Irmão André Ricardo Ferraz Roque, Loja Barão do Rio Branco, 03, REAA, GOEPE (COMAB), Oriente de Arcoverde, Estado de Pernambuco, formula a seguinte questão:

DÚVIDA SIN⸫ DE H⸫

Gostaria de tirar uma dúvida a respeito do Sin⸫ de H⸫ do Mestre Maçom do REAA.

Sabemos que o referido sinal é feito[1]. Dúvida é: devemos fazer este gesto de (...) apenas uma vez ou por 03 vezes?

CONSIDERAÇÕES:

Suprimi a descrição do Sin⸫ na questão por razões óbvias.

Esse Sin⸫ também se origina na da Lenda do Terceiro Grau, mais especificamente na interpretação teatral quando o Rei se certifica do ocorrido pelo desaparecimento de Hiran Abif. 

Na narrativa, Salomão ao constatar o fato, demonstrando surpresa e indignação, gesticula e exclama por três vezes seguidas expressando o seu doloroso lamento. É desse trecho da narrativa que surgiu o Sin⸫ de H⸫, repetido por três vezes consecutivamente no momento apropriado.

Durante a tríplice execução e exclamação do Grande Sinal, concomitantemente a cada execução e exclamação, se dá de modo uníssono, por três vezes e na forma de costume, a bateria sobre o a⸫ (3 + 3 + 3).

Destaque-se que o Sin⸫ de H⸫ será sempre executado de conformidade com a narrativa da lenda. No caso relacionado à questão, a lenda é descrita para o REAA⸫, cujo mesmo é oriundo da vertente francesa de Maçonaria (deísta). 

Assim, é oportuno mencionar que por existirem descrições variáveis da lenda conforme a vertente maçônica (francesa ou inglesa), o Grande Sinal, ou Sin⸫ de H⸫ pode também se diferenciar em alguns aspectos entre os Ritos, ou Trabalhos (workings).

Bem, eu gostaria de comentar muito mais a respeito, entretanto é melhor não entrar em detalhes devido ao “up roar” que pode porventura aparecer causados por puristas que geralmente se mostram indignados com os meus comentários. 

Tudo como se estivesse eu a revelar segredos; segredos esses que provavelmente nem mesmo eles saberiam reconhecer.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com.br
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário