Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

DÚVIDAS RITUALÍSTICAS NO REAA - LUVAS E BOLSAS

(republicação)
Em 11/10/2017 o Irmão Ivo Carlos Hoemke, Loja Renascer do Vale, 4007, REAA, GOB-SC, sem mencionar o nome do Oriente, Estado de Santa Catarina, solicita informações:

DUVIDAS RITUALÍSTICAS NO REAA – LUVAS E BOLSA

Sou Aprendiz Maçom, faltando apenas uma semana para minha Elevação (17.10.2017-20h). Tenho me dedicado com afinco a sanar dúvidas que surgem a cada sessão, ou a cada visita a outro Oriente. Gostaria de lhe fazer duas consultas. A primeira com relação à posição correta / uso das luvas, presenteadas aquela que mais direito tiver à vossa estima e ao vosso afeto (pag.137 -Ritual REAA⸫ - Sessão Magna de Iniciação). Com relação às luvas tenho ouvido de tudo, colocar as duas sobre o antebraço direito, antebraço esquerdo, uma luva deve ser calçada e a outra colocada sobre o antebraço correspondente, tenho inclusive ouvido que cada Rito trata a seu modo (achei um absurdo, mas....).

A segunda dúvida é com relação à posição que deve terminar o Saco de Propostas e Informações / Tronco de Beneficência após fazerem o seu giro, muitos Mestres de Cerimônias / Hospitaleiro terminam com ele levantado, tanto pela mão esquerda como pela direita. Recebi a orientação de um Irmão antigo na Ordem que o saco deve terminar junto ao quadril esquerdo como iniciou, e que o termo suspenso (vide Ritual pag.55 / 75) significa que está suspenso até a próxima sessão.

Conto com a seu valioso conhecimento para me ajudar.

CONSIDERAÇÕES:

Luvas – Eu já escrevi bastante sobre isso. 

Não existe nenhuma regra, sinal, posição ou coisas do gênero relacionadas às luvas femininas entregues ao iniciado durante a cerimônia de Iniciação no REAA⸫ 

O maçom após tê-las recebido simplesmente entrega-as quando achar conveniente àquela que ele desejar, podendo ser sua esposa, mãe, madrinha, filha, avó, etc. 

Também não existe cerimônia à parte para a entrega das luvas pelo Iniciado como equivocadamente algumas lojas insistem em fazer reunindo as cunhadas e irmãos após a sessão para que o Iniciado faça a entrega das luvas para a sua esposa. O maçom simplesmente recebe o par de luvas femininas conforme o ritual e ao seu critério, discretamente elege quando quiser a merecedora desse símbolo. 

Quem a recebe simplesmente a guarda como lembrança de alguém que lhe oferta merecida estima e nada mais. 

Em resumo, aquela que recebe as luvas não tem a obrigação de usá-las e nem mesmo elas servem para outra coisa senão como uma singela lembrança. Essa “estória” de sinal de socorro para as cunhadas com as luvas é prática cercada da mais pura bobagem.

A maçonaria francesa adota a entrega do par de luvas femininas ao iniciando apenas no intuito de destacar a virtude da liberdade para aquele que a recebe e a quem ele o dará. Obviamente, como eu tenho dito, isso não presume nenhuma atitude contrária aos bons costumes, como por exemplo, a possibilidade do maçom entregá-la a uma concubina, pois esse tipo de costume é repudiado pela Maçonaria e não se admite que uma Loja possa cometer a desfaçatez de iniciar um elemento dado a práticas condenáveis. 

Bolsa – ao término da circulação nessa ocasião se dá com o protagonista mantendo a bolsa de modo igual ao adotado no início do procedimento, isto é, ele mantém o recipiente seguro pelas duas mãos no lado esquerdo do corpo e na altura do quadril. Não existe outra postura ou um eventual gesto. 

O termo “suspenso” nesse caso corresponde ao verbo transitivo direto “suspender”. Suspenso é o ato de suspender interrompendo uma ação; fazer cessar; deter; conter. A prática nada tem a ver com o ato de levantar, erguer, elevar alguma coisa.

A questão não é também a de suspender até a próxima sessão, mas sim se refere ao ato de que está suspensa a circulação e abordagem porque o objetivo fora cumprido. Não existe outro gesto na oportunidade. O oficial simplesmente fica parado segurando a bolsa com as duas mãos na forma de costume aguardando ordens.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário