Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 27 de setembro de 2022

PARAMENTOS DE UM MESTRE INSTALDO DO REAA EXERCENDO CARGO EM LOJA

O Respeitável Irmão José Daniel Massaroni, Loja Conciliação e Justiça, REAA, GOB-SP, Oriente de Presidente Prudente, Estado de São Paulo, apresenta a questão seguinte:

PARAMENTOS DE UM MESTRE INSTALADO EXERCENDO CARGO.

Sou membro da Comissão de Ritualística da Loja. Nesta semana fiz a leitura do uso da Faixa de Cargo, explicada pelo Irmão, na formação do Préstito, solicitando aos Mestres Instalados que os mesmos utilizassem a Faixa do Cargo sobre a de Mestre Instalado. Isto seria válido para os que foram nomeados para ocuparem cargos na Administração atual, ou para os que ocupassem cargos numa única Sessão.

Não obtive autorização do Irmão Orador, com a alegação de que aquelas explanações seriam somente para os Irmãos que possuem a Faixa de Mestre, quando trocariam tal Faixa pela do Cargo. A outra opção seriam para os Irmãos Expertos e Cobridores, para o uso eventual da Espada. Para os Irmãos Mestres Instalados, os mesmos retirariam a Faixa de "MI" e colocariam somente a Faixa do Cargo mais o Avental de "MI".

Por entender que embora o Mestre Instalado não seja Grau, seus paramentos são o Avental e Faixa de "MI", o que não permitiria usar um Avental de Mestre Instalado e uma Faixa do Cargo.

Como não aceitei o entendimento do Irmão Orador, pergunto: Como proceder para que a Faixa do Cargo seja sobreposta a Faixa do Mestre Instalado na Organização dos Cargos pelo Irmão Mestre de Cerimônias? Isso serviria para normatizar o uso da Faixa do Cargo em nossa Loja como nas demais, do mesmo Rito.

CONSIDERAÇÕES:

Meu Irmão, boa tarde. Vamos lá, a “faixa” de Mestre é aquela que vai colocada do ombro direito para o quadril esquerdo. Assim, essa faixa deve ser usada por Mestres Maçons que não estejam ocupando cargo em Loja.

Consta no Ritual de Mestre Maçom do REAA em vigência, página 22:

“Além do respectivo Avental, o Mestre quando não estiver exercendo cargo de Vigilante, Dignidade ou de Oficial usa faixa de (...)”.

Como a faixa de Mestre teve origem nos talabartes franceses com bainha utilizados para acondicionar a espada e no Ritual de Mestre Maçom, anteriormente mencionado consta na mesma página 22:

“(...) Na extremidade interna da faixa, existe uma presilha que serve de suporte para a espada”.

O SOR, Sistema de Orientação Ritualística do GOB orienta que os Expertos e os Cobridores, mesmo trazendo o “colar” com a joia do cargo, também usem a faixa de Mestre, obviamente por baixo do colar, pois eles têm como instrumento de oficio, a espada.

A faixa do Mestre vai vestida de modo transversal do ombro direito para o quadril esquerdo, enquanto que o colar é um ornato para o pescoço, no caso, é vestido sobre ambos os ombros.

Dito isso, outra coisa são as insígnias de um Mestre Instalado, que usa avental de Mestre Instalado e um “colar” com a respectiva joia de Mestre Instalado (páginas 23, 24 e 25 do Ritual de Mestre Maçom em vigência).

Agora, se um Mestre Instalado ocupar um cargo em Loja, ele deve usar os dois colares, ou seja, veste o "colar" com a joia distintiva do cargo por cima do colar do Mestre Instalado.

Destaco, o Mestre Instalado não deve retirar o seu colar e joia, mesmo nessa ocasião, pois ele continua ser um Mestre Instalado. Mesmo ocupando um cargo em Loja ele não perde a sua condição honorífica dada àqueles que já exerceram o veneralato de uma Loja.

Trocando em miúdos, ele é um Mestre Instalado exercendo um ofício, portanto veste seus paramentos completos conforme prevê o ritual, enquanto recebe do Mestre de Cerimônias, a joia distintiva do cargo que ele irá ocupar.

A despeito de paramentos diferenciados entre o Mestre Maçom e o Mestre Maçom Instalado, isso não atribui a um ex-Venerável qualquer grau simbólico, senão um título honorífico dado àquele que foi instalado para dirigir a Loja como Venerável Mestre. Concluído o seu mandato, o Venerável, ad aeternum, será um ex-Venerável (Mestre Instalado).

Finalizado, fica mais uma vez o lembrete: Art. 42 do Regulamento Geral da Federação – “O Mestre Maçom que passar pelo Cerimonial de Instalação integrará a categoria especial honorífica (o grifo é meu) dos Mestres Instalados”. Um Mestre Maçom se veste para os trabalhos como um Mestre Maçom e um Mestre Maçom Instalado como um Mestre Instalado.

T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR
Secretário Geral de Orientação Ritualística GOB/PODER CENTRAL
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário