Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

PROCEDIMENTOS DE LEITURA E SAUDAÇÃO

(republicação)
O Respeitável Irmão Ricardo de Souza Paula, Loja Acácia de Balneário, 3978 Oriente de Balneário Camboriú, Estado de Santa Catarina, apresenta a seguinte questão:
ricardoveterinario@terra.com.br

Os Irmãos quando vão apresentar uma peça de arquitetura eles procedem de que forma? Temos em nossa Loja 2 correntes: A primeira que eu sigo diz que o Irmão fica de pé e à Ordem, com a peça na mão, saúda verbalmente o Venerável Mestre, Primeiro Vigilante, Segundo Vigilante e demais irmãos, desfaz o Sinal de Ordem e começa a leitura sem pedir licença para tal ao Venerável.

A segunda corrente afirma que o Irmão fica de pé e à Ordem, sem falar nada, faz a saudação maçônica ao Venerável Mestre, Primeiro e Segundo Vigilantes (desfazendo o sinal para cada um), aí volta à Ordem e espera o Venerável autorizar.

Conforme o ritual - Cobridor do Grau - Página 39 

Saudação Maçônica - Est⸫ à Ord⸫, lev⸫ a m⸫ dir⸫ horiz⸫ até o omb⸫ dir.: e dep⸫ deix⸫ cair ao long⸫ do corp⸫ for⸫ uma esq⸫, volt⸫ depois ao Sin⸫ de Ord⸫

Primeira Instrução - Página 165

O Sin⸫ Gut⸫, ou Saud⸫ Maç⸫, é feito à entrada do Templo, durante os ttrab⸫, ao Ven⸫ Mestre e aos VVig⸫ - Estando à Ord⸫, leva-se a m⸫ dir⸫ ao omb⸫ dir.: e deixa-se cair o br⸫ d⸫ ao longo do corpo, volt⸫, depois ao Sin⸫ de Ord Como é o correto então?

CONSIDERAÇÕES:

Vamos por partes. Obedecendo a regra de que todo obreiro em Loja aberta que estiver em pé e parado fica à Ordem, assim, para a apresentação de uma Peça de Arquitetura, o Obreiro estará por primeiro à Ordem com o seguinte procedimento:

Primeiro: ele deve deixar o escrito sobre o assento, se posicionar em pé com o corpo ereto e os pés em esquadria, compondo o Sinal do Grau em que a Loja estiver trabalhando. 

Segundo: com a postura indicada ele cumpre o protocolo, que não é saudação, proferindo o cargo das Luzes – Venerável Mestre, Irmãos Primeiro e Segundo Vigilantes, e por fim, meus Irmãos. 

O Venerável, que é o único que pode dispensar o Sinal, em uma atitude de bom senso, dispensa o mesmo para o conforto do usuário da palavra que precisará ter um texto escrito às mãos. 

Ato seguido o apresentante da Peça, apanha os escritos, procede à apresentação, recoloca os escritos sobre o assento, retoma a postura de se estar à Ordem, desfaz o Sinal e senta-se novamente. 

Se por acaso o Venerável não se aperceber que o apresentante precise ter as mãos livres para o manuseio do texto, o próprio Irmão pede então essa permissão ao Venerável.

Não há como confundir procedimentos de telhamento e saudação com a oportunidade de se estar em pé em Loja aberta para o cumprimento de um ofício. 

Um obreiro fazendo uso da palavra se dirige por primeiro as Luzes da Loja por protocolo consuetudinário o que não é em hipótese alguma a saudação maçônica pelo Sinal, daí não se dever saudar pelo Sinal a cada cargo proferido pela ocasião protocolar. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. 

Ratificando, no uso da palavra o usuário à Ordem, sem desfazer o sinal a cada citação, profere o cargo dos enunciados. 

Também não se deve confundir que ao se desfazer o Sinal pelo cumprimento simbólico da pena esteja obrigatoriamente se fazendo uma saudação. É bem verdade que os procedimentos são iguais, porém as finalidades é que se distinguem.

A sutileza da ritualística é rica em detalhes que demandam de um bom entendimento para a verdadeira compreensão da Arte.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JBNews n. 813, 17/11/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário