Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

SAUDAÇÃO NA TRANSMISSÃO...

(republicação)
Questão apresentada pelo Respeitável Irmão Manoel V. B. Corrêa, membro da Loja Fênix da Luz, 3671, GOB, sem declinar o nome do Oriente (cidade) e Estado da Federação. 
mavibraco@uol.com.br

Ocorreu em nossa Loja durante uma Sessão Ordinária do REAA uma dúvida de procedimento que passo a consultar: No encerramento ritualístico, quando da transmissão da Palavra Sagrada e quando o 1º Diácono sobe os degraus do Trono, o mesmo deve fazer a saudação e receber a Palavra à Ordem ou não?

CONSIDERAÇÕES:

Como os trabalhos ainda estão abertos, o Primeiro Diácono sobe os três degraus do sólio pela direita do Venerável e o aborda. O Venerável que estará à Ordem (o malhete fica sobre o altar) vira-se de frente para o Diácono. O Diácono por sua vez ao chegar diante do Venerável se posiciona à Ordem. Ambos para a sequência do ato desfazem o Sinal e é procedida a transmissão da Palavra pelo Venerável ao Diácono. 

Nessa transmissão, não existe a troca de letras ou sílabas se for o caso. Quem transmite a transmite por inteiro (letra por letra ou sílaba por sílaba). Esse procedimento não pode ser confundido com telhamento e a dita transmissão e recebimento envolvem apenas Mestres. 

A questão também não é puramente de saudação, porém de procedimento. Existe uma regra que em Loja aberta o obreiro que estiver em pé e parado, fica à Ordem. Assim, o Diácono ao parar diante do Venerável, se posiciona imediatamente à Ordem, enquanto que o Venerável que já o aguarda também estará à Ordem. 

Ocorre que para o ato de se transmitir e receber a Palavra e por questão de postura e conforto, desfaz-se o Sinal na forma de costume. Transmitida a Palavra, volta-se à Ordem novamente. 

Como o Diácono precisa romper a marcha em direção ao Primeiro Vigilante, atendendo também a regra de que não se anda com o Sinal, este o desfaz para o cumprimento da missão.

Na verdade, o que sanaria esse pequeno embrolho seria se corretamente fosse usado o método tradicional que infelizmente ainda não está no Ritual, porém será proposto. A maneira correta de se transmitir a Palavra é pelo toque. 

Assim aquele que necessite receber a Palavra no ato da transmissão, daria o toque na forma de costume para recebê-la.

É também oportuno salientar que muitas Lojas ainda procedem à transmissão de maneira totalmente equivocada quanto ao posicionamento dos protagonistas no Altar ocupado pelo Venerável. 

Infelizmente por interpretação errada, alguns insistem em abordar o Venerável pela frente do Altar para receber a Palavra. Além de incômodo e inconveniente (imagine Lojas que ainda usam velas), essa não é a forma correta. 

A transmissão da Palavra se dá sempre pela direita do Venerável e dos Vigilantes. Se assim não fosse, o Ritual do GOB, por exemplo, não indicaria que o Primeiro Diácono deva subir os degraus do sólio pelo lado norte. 

Para os nossos Irmãos teimosos é preciso esclarecer que os protagonistas ficam de frente um para o outro e assim as Luzes da Loja é que se viram de frente para os Diáconos. Isso para não se falar do espaço muitas vezes limitado pelas dimensões adequadas de um Templo.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JBNews n. 806, 10/11/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário