Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

PARAMENTOS DIFERENCIADOS PARA OS VIGILANTES E FAIXA DO MESTRE

O Respeitável Irmão Carlos Fernando Moccelin, Loja Fidelidade, GOB-PR, REAA, Oriente de Londrina, Estado do Paraná, apresenta as questões abaixo:

PARAMENTOS DOS VIGILANTES E FAIXA DO MESTRE PARA OS COBRIDORES E EXPERTOS

Verifiquei junto ao SOR, Ritual de Mestre, sobre os paramentos dos VVig∴

Consta não utilizar punhos, e fazer uso do avental de Mestre.

Como Mestre de Cerimônias, levei isso ao Venerável Mestre e aos VVig∴ e talvez por descontentamento de ter comprado o paramento não aceitaram bem tal mudança, inclusive alegando que seria somente para sessão de Mestre a observação (visto estar no ritual de mestre).

A dúvida é, paramentos em qualquer sessão, é avental de mestre + colar com a joia do cargo (sem punhos e avental de 1º e 2º Vig). Punho somente o Venerável Mestre.

Já os CCobr∴ e EEXp∴ devem utilizar além do colar, as faixas de mestre, relacionadas as espadas (coldre da espada).

CONSIDERAÇÕES:

Sobre os paramentos diferenciados para os Vigilantes não há nada proibindo o uso desses paramentos. O que destacamos no SOR foi que um Vigilante pode perfeitamente trabalhar com o avental de Mestre Maçom, vestindo o colar igual aos demais com a respectiva joia do cargo e sem utilizar punhos.

Na futura edição de novos rituais, quando autorizadas pelo Grão-Mestre Geral, os paramentos dos Vigilantes não serão mais diferenciados dos demais no REAA, restringindo-se a identificação do cargo apenas à joia distintiva.

Em face a isso, não existe por enquanto nada proibido, senão orientando nesse sentido. Assim, a Loja que possuir paramentos diferenciados para os seus Vigilantes pode perfeitamente continuar a usá-los.

A bem da verdade, os Vigilantes no REAA originalmente não usam alfaias diferenciadas e nem punhos. Os punhos, inclusive, são elementos que simbolizam o poder auferido ao Venerável Mestre durante o seu mandato. Ex-Veneráveis (Mestres Instalados) não usam punhos.

Na hipótese do Vigilante possuir o título honorífico de Mestre Instalado, então ele usa os seus paramentos de Mestre Instalado (colar, joia e avental do M∴ I∴), entretanto veste por cima do seu colar um outro com a joia distintiva do cargo de Vigilante.

No que diz respeito aos Cobridores e Expertos, orientamos no SOR também o uso da faixa de Mestre por baixo do colar que traz a joia distintiva. Isso se dá porque a faixa que compõe os paramentos do Mestre Maçom – reminiscência dos talabartes – traz um dispositivo junto à joia que serve para acondicionar a espada. Como os Cobridores e Expertos utilizam espadas no desempenho do seu ofício, o dispositivo da faixa supre a necessidade do acondicionamento das mesmas quando o titular não a estiver a empunhando.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário