Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

DIÁCONO, VENERÁVEL E O LUGAR DA TRANSMISSÃO DA PALAVRA

(republicação)
Em 20/10/2017 o Respeitável Irmão Pertônio Cardoso Júnior, Loja Tiradentes, 1.204, REAA, GOB-MG, Oriente de Campo Belo, Estado de Minas Gerais, solicita esclarecimentos sobre o que segue:

DIÁCONO, VENERÁVEL E A TRANSMISSÃO DA PALAVRA

Existe alguma citação fidedigna, preconizando que o 1º Diácono deve receber a Palavra Sagrada, acessando o Trono pelo centro (curvando-se para junto do Venerável Mestre e este debruçando sobre a mesa para transmiti-la), ao contrário do que instrui os Rituais Simbólicos (dos três graus), que afirma ser o acesso do Oficial, pela esquerda (nordeste) por aonde, corretamente se chega ao patamar do Trono?
Antecipadamente agradeço.

CONSIDERAÇÕES:

Esse é mais um dos absurdos que ocorre com a ritualística do REAA⸫

É impressionante a capacidade que alguns Irmãos têm para inventar e complicar procedimentos. 

Com certeza não existe nenhuma citação fidedigna para esse absurdo.

No REAA⸫ o Primeiro Diácono para receber a Palavra simplesmente sobe ao sólio diretamente do seu lugar e aborda o Venerável Mestre pelo seu ombro direito. A chegada do Diácono o Venerável volta-se para ele e ambos ficam de frente um para o outro para que seja transmitida a Palavra na forma de costume.

Sem nenhuma complicação, esse é o procedimento correto. Agora essa do Diácono ficar de frente para o trono é pura invenção ou má interpretação. Não há como complicar. Imagine que sobre o Altar na sua porção mediana fica o candelabro de três braços e entre os protagonistas ainda o próprio Altar. Não há o porquê dessa ideia absurda e desconfortável. Seria no mínimo uma cena hilária ver o Venerável sussurrando a Palavra no ouvido do Diácono e tendo entre eles a mesa que seve de Altar e ainda um candelabro que pode conter velas acesas (se ainda não forem lâmpadas elétricas).

Ratifico: corretamente o Diácono simplesmente sobe os degraus pelo lado norte do Altar (nordeste) e ali permanece. O Venerável é que para ele se vira para os procedimentos de costume. É isso meu Irmão, o resto é invencionice, para não se dizer outra coisa.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário