Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

A VIDA DE SAMUEL JOHNSON, DOUTOR EM LEIS

SAMUEL JOHNSON nasceu em Lichfield em 1709 e foi educado na Lichfield Grammar School e, por um curto período, no Pembroke College, em Oxford. Em 1735 ele se casou com Elizabeth Jervis Porter e em 1737 mudou-se para Londres. Lá, ele se tornou um colaborador regular da revista Gentleman’s Magazine, mas lutou para ganhar a vida escrevendo. Seu Londres: Um Poema em Imitação da Terceira Sátira de Juvenal foi publicado anonimamente em 1738 e atraiu alguma atenção. De 1750 a 1752 ele publicou o Rambler, um periódico escrito quase inteiramente por ele mesmo, e consolidou sua posição como notável ensaísta moral com cerca de vinte e cinco ensaios no Adventurer.

Quando seu Dicionário da Língua Inglesa foi publicado em 1755, Johnson assumiu as proporções de um monarca literário na Londres de sua época. Na necessidade de dinheiro para visitar sua mãe doente, ele escreveu Rasselas (1759) supostamente nas noites de uma semana, terminando alguns dias após a morte de sua mãe. Em 1763, Boswell tornou-se seu seguidor fiel e é principalmente devido a ele que devemos nosso conhecimento íntimo de Johnson. A última grande obra de Johnson foi “Vidas dos Poetas”. Ele morreu em dezembro de 1784.

Sub biografia que publicamos hoje na Amazon.com tem mais de 1000 páginas e cobre praticamente todo o século XVIII, justamente o século em que a Franco-Maçonaria se desenvolveu na Inglaterra.

Ele tinha o perfil certo para ser um membro da Ordem, porém sua biografia não nos autoriza a considera-lo um maçom. Ele fundou e era membro de diversos CLUBES LITERÁRIOS que tinham características muito semelhantes às lojas maçônicas, mas não há menção de uma filiação a alguma loja. Eles se reuniam e jantavam juntos, pagavam mensalidades e só se entrava por recomendação.

Em todo o livro, aparecem apenas três menções da Maçonaria, sem qualquer destaque, o que nos leva a pensar até que ponto a visão da importância da Maçonaria durante os anos de seu desenvolvimento não é exagerada. Johnson conhecia deus e todo mundo em Londres, privava da companhia do Rei e dos aristocratas e, mesmo assim, não se nota seu envolvimento.


O autor da biografia, James Boswell (1740-1795) foi advogado, diarista e autor nascido em Edimburgo. Ele é mais conhecido como o biógrafo de Samuel Johnson. Boswell é conhecido por tomar notas vorazes na grande turnê da Europa que ele tomou como um jovem nobre e, posteriormente, de sua turnê pela Escócia com Johnson. Ele também registrou reuniões e conversas com indivíduos eminentes pertencentes ao ‘The Club’, incluindo David Garrick, Edmund Burke, Joshua Reynolds e Oliver Goldsmith.

Também ele, que pertencia à família do primeiro maçom especulativo a ser iniciado na Escócia, em 1600, John Boswell, o Terceiro Laird of Auchinleck, não demonstra pertencer à Maçonaria. De duas uma, ou ele era ultra-discreto ou talvez por não se dar bem com seu pai, não tenha ingressado na Maçonaria.
Resenhas:

“De certa forma, o retrato A vida de Johnson como um herói moral começa no mito… À medida que a história biográfica se desenrola, é claro, essa imagem se dissolve e surge a figura de um Johnson infinitamente mais complexo e heroico, cuja sabedoria moral é conquistada através de uma luta constante com o desespero, cuja sanidade moral é equilibrada por excentricidades pessoais visíveis demais para serem ignoradas. e cuja penetração moral deriva de seu próprio senso de auto-engano trágico. No entanto, a imagem nunca se dissolve completamente, pois no final percebemos que sempre houve uma verdade essencial no mito, que a imagem idealizada e desencarnada de Johnson existia na mente de seu público… Desta forma, o mito serve para expandir e autenticar a imagem mais complexa de Johnson “(William Dowling )

“Boswell escreveu um bom livro porque tinha um coração e um olho para discernir a sabedoria e uma expressão para revelá-la; devido à sua percepção livre, seu talento vivo, acima de tudo, de seu amor e espírito aberto infantil. Suas bajulações furtivas, sua ganância e sua frieza, o que quer que fosse bestial e terrestre nele são tantas falhas em seu Livro, que ainda nos perturbam em sua clareza; obstáculos completos, não ajuda. Para Johnson, no entanto, seu sentimento não era a bajulação, que é o mais baixo, mas a reverência, que é o mais elevado dos sentimentos humanos.[21] Aquela obra de aparência descuidada e displicente é como uma foto de um dos artistas da própria Natureza; a melhor semelhança possível de uma realidade; como a própria imagem em um espelho claro. O que de fato era: deixe que o espelho seja claro, este é o grande ponto. a imagem deve e será genuína. Como o balbuciante Bozzy, inspirado apenas pelo amor, e o reconhecimento e visão que o amor pode emprestar, sintetiza todas as noites as palavras da Sabedoria, os feitos e aspectos da Sabedoria, e assim, pouco e pouco, inconscientemente trabalham juntos para nós uma Johnsoniada inteira, um retrato mais livre, perfeita, iluminada pelo sol e de espírito que durante muitos séculos fora atraída pelo homem do homem! ” (Thomas Carlyle)

Fonte: https://bibliot3ca.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário