Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 6 de setembro de 2022

ESCOCÊS MAS CRIADO POR UM FRANCÊS

Ir∴ Roberto E. Casemiro
Também conhecido como Rito de Willermoz, em alusão ao seu criador, o francês Jean Baptiste de Willermoz, o Rito Escocês Retificado tinha como grande objetivo trazer de volta antigas influências dos Cavaleiro Templários - como um rito de cavalaria, também de um antigo rito chamado Rito de Heredom. Para ele, que nasceu e faleceu na cidade de Lyon (1730 - 1824) e foi iniciado na Maçonaria aos 20 anos em uma Loja que funcionava sob os auspícios da Estrita Observância Templária, o Rito havia se descaracterizado com o tempo, perdendo, assim, sua identidade original como um Rito de Cavaleiros.

Pelo fato de ser um homem bastante estimado por seus discípulos, principalmente pelas maneiras cordiais, amigáveis e sedutoras, sempre reuniu em torno de si homens devotos a sua causa espiritual, como Louis Claude de Saint-Martin, Joseph de Maistre, Martinez de Pasqually e o conde de Saint-Germain. “Willermoz ensinava em seu Capítulo que, para encontrar a pedra cúbica, que contém todos os dons, virtudes ou faculdades, era necessário achar o princípio da vida, que os Adeptos chamam Alkaeter. Esse espírito tem a faculdade de purificar o ser anímico do homem, prolongando sua vida”, explica o Secretário Estadual Adjunto de Orientação Ritualística para o Rito Escocês Retificado do Grande Oriente de São Paulo (GOSP), Poderoso Irmão Roberto E. Casemiro.

De acordo com ele, hoje, os Ritos existentes no Grande Oriente do Brasil (GOB) são o REAA, Rito Moderno, York - Emulação, Adonhiramita, Rito Brasileiro, Shoreder e o Rito Escocês Retificado, também conhecido pela sigla RER. Apesar da diversidade, cada um possui sua própria beleza. “Quando os Irmãos cumprem o que prevê o Rito, tudo funciona. Porém, infelizmente, é comum tentarmos estabelecer ligações com outros Ritos praticados anteriormente e é assim que se perde a pureza.”

O Ir.∴ Casemiro relata que a Maçonaria é de um universo amplo e oferece de maneira bastante rica opções para o desenvolvimento de seus integrantes, seja no simbolismo, seja no filosofismo, com seus sistemas variados de Graus. “Há um grande equívoco dos Irmãos que entendem que o Rito Escocês Retificado veio para corrigir o Escocês Antigo e Aceito. Isso não procede. Somos oriundos da Estrita Observância Templária e de um cristianismo primitivo, e não dogmático”, comenta o Irmão, que é grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito.

Segundo ele, a Maçonaria desenvolveu da Operativa para a Maçonaria Especulativa e encontrou diferentes caminhos nessa evolução, por meio de outros Ritos, tidos como mais 'ecumênicos', que possibilitam o ingresso de árabes, judeus, evangélicos e espíritas, por exemplo. “Todos temos de forma peculiar a crença em um princípio criador, que é Deus, ao qual denominamos o Grande Arquiteto do Universo, o Grande Geômetra. No Retificado, seguimos, desde nosso ingresso, a crença cristã, pois, ao final, poderemos ser Armado Cavaleiro Benfeitor da Cidade Santa (CBCS). Além disso, nosso Rito vem inspirado no caminho espiritual da Estrita Observância Templária, utilizando os ensinamentos e práticas espirituais dos Cavaleiros Jacques de Molay e Jean Baptiste Willermoz, entre outros.”

Hoje, o Grande Oriente do Brasil (GOB) possui 19 Lojas em todo o Brasil, com perspectiva de surgirem outras mais, a partir do momento em que outros Irmãos conheçam o sétimo Rito, que apesar de recente no País, é antigo na Europa e bem conceituado no caminho do aperfeiçoamento maçônico. Já no GOSP, são cinco Lojas: Jerusalém Celeste (no 4.186 - São Paulo), Solidariedade e Progresso (no 3.078 - São Paulo), Alquimia (no 3.409 - São Vicente), Lisboa (no 4.150 - Santos) e Lealdade e Tolerância (no 4.392 -Presidente Prudente).

Fonte: omalhete.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário